Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Segunda, 27 de abril de 2015, 10h54

Campo Novo sediará o I Campeonato Internacional de Xadrez


Palestras e cursos durante o evento, que reunirá 25 professores de renome do Brasil e de outros países

 

O município de Campo Novo do Parecis, que fica na região Médio Norte de Mato Grosso (391km de Cuiabá ), vai sediar o I Congresso Internacional de Xadrez entre os dias 12 e 14 de junho. A programação inclui atividades distintas para professores e alunos. Já estão confirmadas a participação de 25 renomados professores de xadrez do Brasil e também professores do Peru, Venezuela, Colômbia e Angola.

 

De acordo com o idealizador do evento, professor Cleiton Marino Santana, o congresso tem como objetivo promover um intercâmbio de experiências educacionais através da modalidade, possibilitando uma aprendizagem não só enxadrista, mas também cultural. "Além de apresentar os seus projetos, os professore terão a oportunidade de se aperfeiçoar com cursos pedagógicos, técnicos e de arbitragem", observa o coordenador.

 

Na sexta-feira, a programação do I Congresso Internacional de Xadrez é comum para professores e estudantes. Os palestrantes Internacionais e os renomados professores serão recebidos pelos vereadores na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo do Parecis, depois seguirão para uma visita à Escola Municipal Jardim das Palmeiras, onde teve início o projeto de xadrez como ferramenta de inclusão escolar, o referido projeto em Campo Novo do Parecis ganhou vários prêmios, inclusive dois do Ministério de Educação.

 

Em seguida o grupo visita a Escola Estadual Padre Arlindo e o Instituto Federal de Mato Grosso, onde o projeto foi estendido. No período da tarde os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de Campo Novo do Parecis, onde farão a visita a tribo indígena Wazare, e mais a noite todos participarão da abertura oficial do evento.

 

No segundo dia, a programação já passa a ser diferenciada. Os estudantes seguem no sábado e domingo com treinamento aplicado pelos mestres Nery Junior e Romeo Salvador Freitas.

 

Já os professores assistirão a apresentação de 25 projetos de xadrez de professores de vários Estados do Brasil, e também de Países da América Latina. No período da tarde, mesa redonda sobre "As dificuldades e desafios do Xadrez Escolar" tendo Cleiton Marino Santana como mediador. No final do dia, apresentação de banners científicos pela mediadora Jessica dos Anjos Jenuário.

 

O domingo pela manhã será dedicado a 10 palestras em torno do tema "Impulsionando seu projeto de xadrez", onde os professores terão a oportunidade de aprender técnicas para melhorar sua prática pedagogia e impulsionar seus projetos, a tarde haverá torneio de xadrez blitz e rápido aberto para todos os participantes, e logo após a entrega das premiações.

 

Dentre os participantes, o grande professor de xadrez do Brasil, Mario Cardozo, que mora no Pará e faz um trabalho diferenciado de xadrez em Belém. Ele também é um dos precursores do xadrez para indígenas no seu estado.

 

De Belo Horizonte (MG), vem o professor Wagner Rocha, mais conhecido como Vavá Matemática , atuante mestre de jogos matemáticos da rede municipal de ensino. Amante da matemática e do xadrez, ele acredita que em breve o xadrez esporte vire matéria curricular de ensino de Belo horizonte e região.

 

Ao todo estarão presentes 30 professores que representarão os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul e Brasília.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento http://congressoxadrez.wix.com/cix2015. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114