Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 26 de junho de 2015, 21h23

Aecim Tocantins recebe 1º alvará de prevenção contra incêndio e pânico


Após oito anos em funcionamento, o governo Pedro Taques, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), conseguiu o primeiro alvará de prevenção contra incêndio e pânico do Ginásio Aecim Tocantins. O documento, que foi emitido pelo Corpo de Bombeiros no dia 23 de junho, comprova que o espaço esportivo agora está regular conforme prevê a lei 8.399/2005.

Além das questões de segurança, o espaço também está liberado para a realização de eventos. Relatório técnico elaborado pela Secid, aponta que os problemas estruturais, verificados em auditoria, foram corrigidos adequadamente. Os reparos na estrutura foram realizados durante os primeiros meses deste ano pela empresa Lotufo Engenharia, responsável pela construção do espaço.

O relatório foi finalizado em maio e passou pela análise de cinco profissionais, sendo engenheiros e arquitetos. Os itens analisados compreendem blocos de concreto, trincas e fissuras nas paredes e piso da quadra poliesportiva. Todos os itens foram corrigidos e atendem as necessidades. Localizado no bairro Verdão, o ginásio cuiabano conta com 15.430 m² de área construída e foi inaugurado em 2007.

“A preocupação da Secid não está voltada apenas para a qualidade das obras, mas também com as pessoas que usufruem dos espaços. É importante que a população esteja segura em todos os ambientes. A integridade física daqueles que utilizam as estruturas é prioridade", destaca o secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid.

Histórico

No ano de 2006, o projeto de prevenção contra incêndio e pânico foi apresentado ao Corpo de Bombeiros, porém o alvará não foi liberado. Na tentativa de regularizar a situação no ginásio, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que acabou vencendo no ano de 2013, e mais uma vez o espaço ficou sem qualquer regularização. Após o vencimento, o espaço recebeu notificado pelo Corpo de Bombeiros e de lá para cá, o ginásio continuou sem a documentação legal para funcionar, colocando em risco a vida das pessoas.

De acordo com a diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico, do Corpo de Bombeiros, para a emissão do alvará é necessário que o estabelecimento possua todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na lei 8.399/05. O documento tem validade de um ano e a sua emissão é prova de que o espaço possui os preventivos (hidrantes, rotas de saída, iluminação e sinalização) instalados corretamente.

Ginásio

Inaugurado em 2007, o ginásio Aecim Tocantins tem espaço para 11 mil pessoas e conta com 15,4 mil m² de área construída. O espaço, que já recebeu campeonatos de basquete e até mesmo kung-fu, será palco de dois jogos da Liga Mundial de Vôlei, nos dias 2 e 3 de julho. As partidas serão disputadas entre as seleções do Brasil e Itália.

Para receber o Mundial, o ginásio passou por adequações técnicas. Entre os itens reajustados estão a cobertura do local (telha de policarbonato), manutenção nas instalações hidráulicas e a emissão do alvará contra incêndio e pânico.

Para a realização do evento foi firmado um convênio de R$ 1,9 milhões, entre o Estado e a Federação Mato-Grossense de Vôlei. Deste total, R$ 884.781,89 foram investidos nas obras de adequações técnicas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114