Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Domingo, 30 de agosto de 2015, 09h37

Município fortifica parceria com ARDV por evolução de esporte paraolímpico


Foto: Roger Andrade
.

A Secretaria de Esportes e Lazer do Município tem se aproximado da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais – ARDV no intuito de fortalecer ainda mais o bom trabalho já feito na instituição com educadores físicos que estão incluindo os membros da agremiação no mundo dos esportes. A ação já fez surgir talentos que estão disputando torneios até fora do Brasil, como é o caso de Renato Caetano de Oliveira, que já foi à França e teve destaque nas corridas de 200 e 400 metros. Recentemente, mais um projeto foi iniciado, o da natação, e 20 atletas da ARDV já estão selecionados para participar das Paraolimpíadas do Sesc na modalidade.

Educador físico da ARDV e um dos líderes de todo este trabalho, o professor Carlos Noroel de Oliveira, comenta que tanto no atletismo, que já é uma prática relativamente antiga na associação, como na natação, a proposta inicial tem um valor muito maior do que formar grandes nomes para o esporte paraolímpico. “Temos atletas se destacando nas corridas de 100, 200 e até 400 metros, tanto homens como mulheres; na natação também temos boas perspectivas de resultados satisfatórios, mas tudo isso é irrisório perto da autoestima deles que aumenta com a prática de esportes. A inclusão em novos meios sociais, o fim do isolamento e tanta coisa boa que vemos surgir em meio ao grupo que certamente vale mais do que qualquer troféu”, testemunhou o professor.

Hoje, cerca de 55 associados da ARDV realizam algum tipo de atividade, segundo Noroel, seja o próprio atletismo, natação ou hidroginástica, caminhadas e o golbol, que é um dos preferidos especialmente dos mais jovens. “Este esporte tem um aspecto legal porque ele não foi adaptado aos deficientes visuais. Ele é uma criação própria, uma modalidade paraolímpica disputada no mundo todo e que é a paixão de muitos esportistas portadores de deficiência visual”, comentou.

O professor fez questão de ressaltar a importância da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, abraçar a causa olímpica. “O Renato Caetano, nosso corredor, vai disputar um mundial no Qatar e dependendo dos resultados ele tem boas chances de estar nas paraolimpíadas do Rio de Janeiro, no ano que vem, representando Rondonópolis. A prefeitura nos cedeu a Vila Olímpica para treinamentos de atletismo e natação, tem nos atendido com estrutura para preparação, sapatilhas, pesos e outros itens. Ver esta parceria ocorrendo nos dá uma força a mais”, comemora. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114