Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 04 de setembro de 2015, 10h24

Emoção marca abertura dos Jogos Escolares da Juventude


Cerca de 100 atletas representam Mato Grosso na etapa de 12 a 14 anos que acontece em Fortaleza (CE)

Emocionados e ansiosos, atletas de Mato Grosso participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, no Ceará. O evento, realizado no início da noite de quinta-feira (03.08), contou a presença de atletas olímpicos e do Ginga, mascote do Time Brasil.

Com aproximadamente 100 membros, a delegação mato-grossense compareceu em peso. Somente os atletas das modalidades de luta não participaram do evento, para evitar desgastes e problemas com a balança, uma vez que os jovens atletas precisam cuidar do peso antes do início das competições.

Como os jogos contam com mais de 3,8 mil competidores, divididos por modalidades (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei), somente 10 estudantes de cada uma das 27 delegações foram escolhidos para desfilar com as bandeiras. Os demais membros das equipes acompanharam a abertura das arquibancadas.

Ao lado da bandeira de Mato Grosso estava Augusto Henrique Jung, de 13 anos, que saiu de Santa Carmem, a 530 km de Cuiabá, para representar o estado na competição nacional. Este é o primeiro grande torneio que o pequeno mesatenista participa. Guga, como é chamado desde os três anos por conta das habilidades no esporte, quase não conseguiu segurar a emoção durante o hino. Além do orgulho e emoção, a ansiedade pela partida de estreia aumentou mais ainda. “Agora é só esperar para jogar”.

Ansiedade compartilhada por praticamente toda a delegação. Entre eles, o quarteto do Badminton: Anna Clara e Felipe Hoffmann, e Amanda Liczbinski e Luiz Eduardo. A primeira dupla é de Lucas do Rio Verde, enquanto a segunda é de Campo Verde. Rivais em competições estaduais, os garotos vão unir forças para tentar trazer medalhas para o Estado. “Não adianta traçar estratégias com muita antecedência. Vamos observar os nossos adversários e partir para cima”, arrematou confiante Felipe.

A cerimônia

O medalhista olímpico de judô Flávio Canto foi quem conduziu a cerimônia da abertura dos jogos, que contou com apresentações artísticas regionais e vídeos. O gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, aproveitou para agradecer a presença de delegação da Argentina, que vai disputar provas de atletismo, e observadores do Japão.

Após o desfile das delegações, a onça pintada Ginga abriu o revezamento da tocha para o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude ao lado do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos embaixadores do evento. A tocha foi passada para a mesatenista Lígia Silva, para o jogador de badminton Luiz Henrique Santos Júnior, a ciclista Ana Paula Casetta e o lutador olímpico Antoine Jaoude, que entregou a tocha para o primeiro atleta escolar a ter a oportunidade de participar do revezamento em toda a história da competição, o cearense Natanael Pereira. Em seguida, foi a vez da ginasta Luisa Matsuo receber a tocha.

Como o tema dos Jogos Escolares 2015 é a igualdade de gêneros, um casal olímpico foi escolhido para acender a pira da competição. Após receberem a tocha de Matsuo, a nadadora Joanna Maranhão e o judoca Luciano Côrrea foram os responsáveis pelo o acendimento da pira.

A competição

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A programação completa com locais de competição das 13 modalidades está no site www.cob.org.br/pt/jogos-escolares .

São embaixadores do Jogos Escolares Fortaleza 2015: Luiz Henrique Dias dos Santos Junior (badminton), Josuel Santos (basquete), Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal), Ana Paula Casetta (ciclismo), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (lutas), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Hélia Rogerio de Souza Pinto – Fofão (vôlei). Todos acompanham o desempenho dos atletas.

Durante o evento, competidores de judô, basquete e vôlei serão observados por técnicos e membros das Confederações Brasileiras Olímpicas para integrarem a Seleção Escolar e realizarem treinamentos com as equipes nacionais de base das modalidades. Também serão escolhidos representantes do Brasil para os Jogos Sul-americanos da Juventude, em Assunção (Paraguai), que acontece no fim do ano.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114