Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Sexta, 11 de setembro de 2015, 13h32

Quatro times estão na semifinal e um aguarda contagem de pontos


Estar entre os mais de 3.800 jovens de todo o país que disputam os Jogos Escolares da Juventude 2015, representando Mato Grosso em um dos maiores celeiros de atletas olímpicos do país é uma oportunidade única. E os 80 estudantes mato-grossenses que participam das modalidades coletivas, na etapa 12 a 14 anos da competição, se esforçam para voltar para casa com as malas mais pesadas, com troféus e medalhas – além da bagagem cultural e dos souvenirs cearenses.

Na quinta-feira (10.09), as equipes encerraram suas campanhas na etapa classificatória. Quatro das oito escolas de Mato Grosso conseguiram se classificar para a semifinal, que ocorre nesta sexta-feira (11.09). Uma aguarda a contagem geral de pontos, pois todos os times empataram com duas vitórias e uma derrota cada. O handebol feminino e o basquete masculino não se classificaram para a fase, mas continuam em suas divisões. Já o handebol masculino perdeu as três partidas e caiu para a Terceira Divisão.

Na Primeira Divisão, a equipe cuiabana de vôlei masculino do Colégio Isaac Newton (CIN), que seguia invicto na competição, teve sua primeira derrota na disputa com o Colégio 2001, de Pernambuco. Foram dois sets a zero. Como os demais times da modalidade na mesma situação, a equipe aguarda o boletim da organização para identificar o cenário da semifinal. “Temos que aguardar a contagem de pontos, os prós e contras, para conhecermos os melhores índices e, consequentemente, os times que seguem na competição”, explicou o técnico Márcio Henrique Sobhie.

O handebol feminino, da Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, também perdeu para o Colégio Castro Alves, do Espírito Santo. Placar final 20x16. Das três partidas que disputou, a seleção venceu apenas uma, contra o Colégio Sinopse, do Piauí, encerrando com 21x4. Mesmo com uma única vitória, o time garantiu permanência na Primeira Divisão.

“Avalio como regular a nossa participação em toda a competição. Contudo, na partida de hoje perdemos com a diferença de quatro gols e estávamos jogando contra o atual campeão”, avaliou o técnico Jordane Santos. Para ele, este é um ponto positivo e que alegrou as jovens atletas. “Vamos nos preparar e tentaremos uma vaga na Primeira Divisão na edição 2015 dos Jogos Escolares”, garantiu.

Já o handebol masculino, da Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, amargou a terceira derrota na fase classificatória e desceu para a Segunda Divisão. O jogo foi apertado e o placar final ficou 24x23 para o Colégio SEI, do estado-irmão Mato Grosso do Sul. “Em 2015, estamos passando por uma transição no nosso time. A equipe está com sete atletas novatos (nascidos em 2003 e 2004) e temos muito a crescer para os próximos dois anos”, declarou o técnico Luciano Zamperlini, afirmando que era esperada a dificuldade, uma vez que estavam em uma chave de adversários fortes.

Na Segunda Divisão, também com três vitórias consecutivas, o futsal feminino do Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE) segue para a semifinal, para a alegria do técnico Gilson Freitas Júnior. A última partida classificatória foi contra a escola maranhense São José. Com 4x1, a destaque do time foi a atleta Ana Beatriz, que marcou metade dos gols.

Com três disputas e três vitórias, a equipe de basquete feminino da Escola Padre José de Anchieta, de Araputanga, chega a semifinal bastante confiante. A competição desta quinta foi com o Colégio Ideal, do Distrito Federal, e o time encerrou a partida com 43x19. “Estamos confiantes e esperamos apresentar nosso melhor basquete e, claro, conquistar mais uma vitória”, disse o técnico João Andrade Júnior.

No masculino, o basquete do Colégio Regina Pacis, de Sinop, escapou de cair para a Terceira Divisão, com a vitória de 60x33 contra a seleção do Salesiano Dom Bosco, do Rio Grande do Norte. O cestinha da partida foi o jogador Gustavo Sampaio, que fez 27 pontos.

Na Terceira Divisão, com a vitória de 4x3 sobre o Colégio Sônia Henriques, do Amapá, o futsal masculino, da Escola Estadual Arnaldo Estevão Figueiredo, de Jangada, segue para a semifinal. Seguindo as determinações e orientações da técnica Dayana Silva, os garotos jangadenses têm surpreendido, mesmo sentindo o peso da responsabilidade em representar pela primeira vez, em 26 anos, o município na etapa nacional dos Jogos Escolares.

Outra equipe que venceu a segunda disputa da competição e segue para a semifinal é o vôlei feminino, representado também pelo Colégio Regina Pacis, de Sinop. O embate foi com a escola Marista Maceió, de Alagoas, com placar de 2x0. “Nesta categoria temos que pensar mais em acalmar e orientar as atletas do que cobrar e pressionar”, avaliou a técnica Claodete Neves.

Segundo ela, a equipe estava muito nervosa durante a partida, mas as atletas conseguiram controlar o jogo e vencer com um bom placar: 25x13 e 25x07. “Nosso objetivo era vencer e com um placar bem favorável. A vitória por dois sets a zero possibilita à equipe um cruzamento na semifinal melhor e será muito gratificante para todos se conseguirmos ir para a final e tentar o acesso à Segunda Divisão”.

Mesmo com o cansaço aparente devido às competições classificatórias, a animação dos pequenos atletas é visível. Eles têm demonstrado otimismo, mesmo enfrentando equipes mais experientes. “Vemos todos participantes muito animados, disputando as partidas com muita garra e determinação”, contou a atleta Ana Beatriz, do Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE).

Desafio Coca-Cola

Os times derrotados continuam participando do evento no Desafio Coca-Cola, sob o regime do Comitê Olímpico do Brasil (COB). É uma forma de manter os jovens jogando, competindo, aprendendo e convivendo com os demais participantes.

O evento

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios. São 40.000 escolas de quase quatro mil cidades do Brasil envolvidas. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária cerca de quatro mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição foi criada pelo COB em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. A delegação de Mato Grosso conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Educação (Seduc).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114