Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Terça, 24 de novembro de 2015, 10h41

Paralimpíadas Escolares 2015 começam hoje em Natal


Referência mundial escolar, o evento contará com mais de 700 atletas (Foto: CPB)

 

Começa nesta terça-feira (24) em Natal (RN), a edição 2015 das Paralimpíadas Escolares. Neste ano, competição vai reunir mais de 700 atletas de 12 a 17 anos representando 24 estados, o Distrito Federal e o Reino Unido nas disputas em oito modalidades: atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7.

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006 – quando ganhou o formato de disputa atual – e têm como objetivo fortalecer o esporte paralímpico desde sua base. Desta forma, os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.

A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres-2012, e medalhista nos mundiais de Lyon-2013 e Doha-2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow-2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015.

Esta é a primeira vez que a competição será disputada em Natal. E por ser na região Nordeste, os estados do Norte e Nordeste dominam as delegações participantes da competição – 14 entre as 26 inscritas. Os destaques ficam com as delegações do sudeste. São Paulo já venceu quatro vezes e Rio de Janeiro, três. No ano passado, contudo, Santa Catarina foi o estado vencedor e encerrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo.

Nesta edição, as Escolares ainda contarão com atividades fora das disputas por medalhas dos atletas. Nos três dias de provas, os presentes ainda poderão conhecer o parabadminton, modalidade que fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Para isso, a organização montará uma quadra e contará com a presença da atleta Cintya Oliveira e da técnica Marta Cristina Lopes. As duas mostrarão equipamentos aos interessados e até farão demonstrações no Centro de Convenções da capital potiguar.

Antes do início das Escolares, ainda serão promovidos cursos para profissionais da cidade indicados pela prefeitura de Natal. Durante os dias 23 e 24 de novembro, especialistas nos temas serão os responsáveis por ministrar as aulas sobre Aspectos Básicos da Classificação Funcional e sobre Capatção de Recursos.

A abertura das Paralimpíadas Escolares 2015 será às 18h, no Centro de Convenções. As provas nas oito modalidades terão início na quarta-feira, 25, nos locais indicados abaixo. A competição se estende até a sexta-feira, 27.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114