Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 18 de dezembro de 2015, 18h02

Mato Grosso conquista primeira medalha na OBM em 37 anos


O estudante Luckas Hiroki Kawahara, de uma escola particular de Cuiabá, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Esta é a primeira vez, em 37 anos de olimpíadas, que um estudante de Mato Grosso entra no ranking das medalhas.

Em 2003 e 2013 foram alcançadas menções honrosas. O que se repetiu em 2015, com o estudante Luis Eduardo Masasuke Mashima. Luckas e Luis Eduardo estudam na mesma escola e fizeram a prova de nível 1, para alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Mas, o que pouca gente sabe é que das 1844 escolas públicas e particulares em Mato Grosso com alunos aptos a participarem da OBM, apenas 32 escolas estão cadastradas na competição, e nem todas participam das provas.

Para o coordenador da OBM em Mato Grosso, professor Luiz Gustavo Alves de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus de Rondonópolis, “é uma pena que mais alunos não participem deste processo”. Porém, ele sabe que para tanto é preciso empenho da escola e do professor, uma vez que será preciso ter aulas extras, o que “vai tirar escola, professores e alunos da rotina”.

Mas, Luiz de Souza ressalta que a OBM é a competição científica mais tradicional no país e acaba sendo um estímulo aos estudantes, fato que ajuda no desempenho escolar como um todo, na escolha profissional e ainda funciona como “propaganda” para as escolas participantes. Entusiasta com o ensinar e aprender matemático ele acredita que a participar e os resultados para os próximos anos tendem a crescer em Mato Grosso.

A competição é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Este ano participaram cerca de 4 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior de todo o país, o que resultou na participação de aproximadamente 500 mil jovens estudantes e seus professores.

Ao todo foram 274 estudantes premiados, sendo 87 do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), 74 do nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental), 64 do nível 3 (ensino médio) e 49 estudantes do nível universitário. Os vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze serão convidados a participar da 19ª Semana Olímpica, em janeiro próximo, evento que dá início ao processo de seleção para concorrer a vagas nas equipes olímpicas que representam o país em competições internacionais. Os estudantes que conquistaram menção honrosa receberão o prêmio enviado pela Secretaria da OBM.

Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática conta atualmente com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações visite: www.obm.org.br. Para conversar com a coordenação da OBM em Mato Grosso envie e-mail para lgmatufmt@gmail.com. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114