Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Segunda, 21 de dezembro de 2015, 16h15

Dilmar propõe criação do Circuito MT de Corridas


Foto: Maurício Barbant

O evento, que irá fazer parte do calendário de eventos esportivos e culturais do estado, será realizado em 12 etapas, em cidades diferentes do estado.

Com o objetivo de propiciar o fomento da economia local por meio do turismo, o deputado Dilmar Dal' Bosco apresentou o Projeto n° 783/15 que dispõe sobre a criação do Circuito Mato Grosso de Corridas. O evento, que irá fazer parte do Calendário de Eventos Esportivos e Culturais do Estado, será realizado em 12 etapas- cada um em uma cidade diferente de MT.

“Essa iniciativa vai dar mais visibilidade às potencialidades e belezas de cada uma das 12 cidades que irão sediar as etapa do circuito no decorrer do ano. Além, é claro, de fomentar a prática esportiva”, afirma o parlamentar.

Na primeira edição, as 12 cidades que irão ser sedes são Alta Floresta; Barra do Garças; Cáceres; Chapada dos Guimarães; Cuiabá; Jaciara; Juara; Primavera do Leste; Poconé; Nobres; Sinop e Tangará da Serra. Porém, os municípios poderão ser alterados nos anos subsequentes para que outros participem.

Conforme consta na matéria, a corrida será uma por mês durante o ano e cada cidade ficará responsável pela sua habilitação junto à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) para a realização da etapa do circuito que lhe compete. Já à Seel será a responsável, após a habilitação das cidades, de definir o calendário e roteiro do circuito.

“A ideia é realizar as corridas em parceria com os municípios envolvendo o setor privado, como por exemplo; hotéis, restaurantes e comércio em geral. E a realização do evento será subsidiada por meio do pagamento das inscrições que custearão a camiseta, medalhas e chips, bem como, o apoio dos patrocinadores”, explica Dilmar.

Por outro lado, o deputado adianta que os órgãos públicos, além da organização da corrida em si, deverão viabilizar a infraestrutura para realização da corrida, a simplificação dos procedimentos burocráticos para sua autorização assim como o provimento de segurança e apoio aos espectadores e atletas.

“Isso inclui a disponibilização de ambulâncias e profissionais da área de saúde para atendimento de eventuais emergências, policiamento, comércio de bebidas, alimentos e produtos locais durante o evento, além de fornecimento de água e isotônicos para os corredores inscritos”.

Ainda de acordo com o texto, cada município é responsável pela definição do traçado da etapa do circuito que sediará, sendo que o trajeto da corrida deverá priorizar os locais com alto potencial turístico. E, a prova deverá oferecer traçados de dificuldades distintas, com opções de cinco a 10 quilômetros, ou conforme definido em acordo entre os organizadores.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114