Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Terça, 26 de janeiro de 2016, 16h53

Seleção Brasileira Escolar de basquete finaliza preparação em Minas Gerais


Foto: Divulgação CBB

A Seleção Brasileira Escolar de basquete encerrou a fase de preparação do 1º Camping de Treinamento, realizado na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais. A equipe nacional, formada por 24 atletas – 12 meninos e 12 meninas –, contou com participação de 12 treinadores, sendo seis técnicos campeões da 1ª, 2ª e 3ª divisões dos Jogos Escolares da Juventude disputados em Fortaleza, etapa de 12 a 14 anos, no mês de setembro do ano passado, além de seis treinadores das Seleções Brasileiras de base da CBB.

Coordenador do Projeto, Jefferson Louis, analisou a fase de preparação em São Sebastião do Paraíso. “O resultado final foi muito satisfatório. Tivemos uma semana de trabalho e focamos na parte coordenativa e de treinos técnicos individuais para melhorar a parte de fundamento desses jovens. A resposta deles foi positiva. Fizemos três dias desses circuitos de fundamentos e a melhora já era notória. Outro aspecto positivo foram os treinadores que estiveram dentro da quadra participando de todos os momentos da preparação, então eles puderam aproveitar da melhor forma possível. Os treinadores participavam da execução e das correções dos movimentos”, analisou Jefferson.

Segundo o coordenador, foi uma excelente oportunidade para os treinadores e os atletas essa experiência. “Foi gratificante demais trabalhar com esses jovens e importante para eles saberem como é a Seleção Brasileira. Procuramos despertar o interesse em querer fazer parte da seleção e de ter orgulho em vestir a camisa do Brasil. Eu tenho a convicção que foi muito produtivo. Tenho certeza que esse projeto e a parceria entre COB e CBB é audacioso. Espero que esse projeto cresça cada vez mais, pois é muito importante para essa nova fase do basquete brasileiro”, completou Jefferson.

A técnica da Seleção Brasileira Sub-17 Feminina, Anne Sabatini, destacou a importância do Camping de Treinamento. “O evento foi bastante instrutivo para todos os envolvidos. A troca de conhecimento e a vivência prática enriqueceram e motivaram a cada um de nós. Acreditamos que as Seleções Brasileiras Sub-15 feminina e masculina poderão contar com vários atletas que estiveram em São Sebastião”, analisou a treinadora.

Campeão da 1ª Divisão Feminina dos Jogos Escolares da Juventude, Anderson Dalla Costa, comandou a equipe do Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, do interior de Santa Catarina. Essa foi a primeira vez na história que uma escola catarinense foi campeã nessa categoria. “Foi uma oportunidade muito boa para nós treinadores a participação em uma Seleção Brasileira Escolar. Tivemos um ano muito bom no basquete em 2015.

Com a equipe de São Miguel disputamos um Campeonato Sul-Americano, em Assunção (Paraguai), no mês de dezembro; conquistamos o título do Campeonato Estadual Sub-14 e o vice-campeonato Sub-15, além da medalha de prata da Seleção Catarinense no Campeonato Brasileiro de Seleções, em 2014 e 2015.

Agora, veio a colheita de todo trabalho realizado. É uma honra ter participado deste evento com treinadores com conhecimento em basquete de alto nível. É uma injeção de ânimo para começar a todo vapor o ano de 2016”, pontuou Anderson.

As meninas do Basquete do Colégio Motiva levaram para a Paraíba a medalha de ouro da final da 3ª Divisão dos Jogos Escolares da Juventude 2015. Técnico do Colégio Motiva, Adriano Lucena, também comandou o vice-campeonato com a categoria de 15 a 17 anos masculina da 3ª Divisão, em Londrina, no Paraná.

“Foi uma grande oportunidade. Tivemos técnicos de várias partes do país, onde pudemos aprender muito com o pessoal da comissão técnica. Fizemos mesas redondas onde surgiram muitas ideias para serem aplicadas. Com certeza, saímos com muitas ideias para aplicarmos em nossos estados, como agentes multiplicadores. O objetivo é passarmos para os técnicos de nossos estados o que aprendemos para formar uma filosofia única dentro do basquete do Brasil.

Trabalho há 25 anos com desporto escolar e acho que o basquete brasileiro precisa voltar para a escola. Em João Pessoa, temos um trabalho de base muito bom, mas precisamos ter um com continuidade melhor. Esse trabalho realizado em São Sebastião com palestras também foi muito importante para esses jovens aprenderem administrar suas carreiras e vida pessoal”, concluiu Lucena.

A Seleção Escolar Brasileira é uma ação em parceria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e faz parte do Projeto 2020/24 do COB, que estabelece uma série de ações unificadas visando colocar e manter o Brasil entre as principais potências olímpicas do mundo nos Jogos em Tóquio 2020 e assim por diante. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114