Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quinta, 11 de fevereiro de 2016, 20h08

Marley Linhares será o porta-bandeira do Brasil em Lillehammer 2016


Foto: Divulgação COB

Quinto colocado no ranking mundial em sua categoria, atleta de monobob desfilará à frente da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

O mineiro Marley Linhares, de 16 anos, será o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lillehammer 2016. Marley desfilará à frente da delegação brasileira composta por mais nove jovens atletas nesta sexta-feira (12), na arena de esqui saltos de Lillehammer. Na pequena cidade norueguesa, o brasileiro disputará a competição de monobob, categoria do bobsled onde os atletas conduzem sozinhos o trenó que chega a alcançar 130 km/h em uma pista de gelo.

“Apesar da juventude, o Marley impressiona pela seriedade com que está se dedicando ao esporte. Em uma modalidade onde se necessita de frieza, Marley mostra muita concentração e foco em seus objetivos. A delegação brasileira será muito bem representada na abertura dos Jogos”, disse Gustavo Harada, chefe da missão brasileira em Lillehammer.

Natural de Viçosa, Minas Gerais, radicado no Rio de Janeiro há dois anos, Marley evoluiu de forma impressionante no bobsled. Oriundo do levantamento de peso, o atleta foi descoberto pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) em uma seletiva realizada no início do ano passado. Em apenas um ano de treinamentos e diversos intercâmbios internacionais, Marley alcançou resultados que o colocam em quinto lugar no ranking mundial de sua categoria. Marley conquistou medalhas de bronze em duas etapas classificatórias para Lillehammer 2016.

O atleta, que fará aniversário no próximo dia 17, no meio dos Jogos, vibrou quando soube que seria o porta-bandeira do Brasil. “Fiquei surpreso, não esperava mesmo. Estou muito feliz em poder levar a bandeira do meu país. Tudo o que eu quero é poder representar bem o Brasil em tudo o que eu fizer”, disse Marley, que antes da seletiva da CBDG não imaginava que se tornaria um atleta da modalidade. “Ser o porta-bandeira vai me trazer mais motivação para eu fazer o meu melhor aqui em Lillehammer e depois tentar uma classificação para os Jogos para adultos em 2018”, disse o atleta.

Essa é a primeira vez que o monobob será disputado em uma edição de Jogos Olímpicos, de jovens ou adultos. Antes da competição, os atletas irão passar por seis descidas obrigatórias, durante três dias, na pista de Lillehhamer. O atleta tem que completar ao menos duas descidas para se qualificar para a competição olímpica, no dia 20 de fevereiro.

A primeira participação do Brasil no bobsled olímpico foi em Salt Lake City 2002, nos Jogos Olímpicos de Inverno tradicionais, com o bobsled de quatro atletas. Nos últimos anos, o Brasil tem evoluído bastante na modalidade, ao ponto de revelar talentos como Marley Linhares. Em Lillehhamer, Marley terá a companhia da carioca Jéssica Muniz, que disputará a competição feminina de monobob.

“O Marley tem o biótipo ideal para o esporte. Ele tem muita força e velocidade para o impulso inicial no trenó. Ele também consegue se manter relaxado e antecipar os movimentos com muita tranquilidade. Isso é um dom que tem impressionado até os países com mais tradição no esporte”, disse Matheus Figueiredo, chefe da equipe dos desportos no gelo. “É uma honra para a CBDG ter o porta-bandeira dos Jogos. A evolução do Marley mostra que o trabalho está sendo bem feito e tem boas perspectivas para o futuro”, completou Matheus.

Além de Marley e Jéssica, o Brasil participa dos Jogos com mais oito atletas: Altair Firmino, no cross country; Michel Macedo, no esqui alpino; Laura Amaro e Robert Neves, no skeleton; e uma equipe mista de curling formada por Elian Rocha, Giovanna Barros, Raissa de Sousa Rodrigues e Victor Cesar da Cunha Santos.

Além da Cerimônia de Abertura, na sexta-feira, dia 12, começam as disputas do torneio de equipes mistas de curling, com a participação brasileira. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114