Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 21h57

Técnico e atletas estrangeiros dizem que não se sentem inseguros em relação ao Zika


Foto: Roberto Castro
Mitch Geller, técnico principal da equipe canadense de saltos ornamentais

Técnico principal da equipe de saltos ornamentais do Canadá – que desembarcou no Brasil no dia 2 de fevereiro para se preparar para a Copa do Mundo da modalidade, disputada entre os dias 19 e 24 deste mês, no Rio de Janeiro, e que distribuirá 92 vagas para os Jogos Olímpicos –, Mitch Geller declarou que, em relação ao vírus zika e ao mosquito Aedes aegypti, tanto ele quanto seus atletas não se sentem inseguros por estarem no Brasil.

A delegação canadense, assim como as equipes da Venezuela, Austrália, Polônia, Geórgia e Grécia, optou por fazer a aclimatação para a Copa do Mundo (que também será o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016), em Brasília, no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, na Universidade de Brasília (UnB). A competição no Rio de Janeiro reunirá 270 atletas, de 50 países, entre eles campeões olímpicos e mundiais.

“Nós estamos aqui com um objetivo, que é nos preparar para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais e nos classificar para os Jogos Olímpicos. Nós vimos as notícias na imprensa, em casa, e sabemos que temos que tomar certas precauções, como usar repelentes. Mas não temos visto muitos mosquitos”, afirmou Mitch Geller.

Para ele, assuntos relativos à propagação de um vírus em nível mundial tendem a causar pânico mas, em muitos casos, as previsões mais pessimistas acabam não se concretizando. “Nós vivemos algo parecido no Canadá com o SARS (Síndrome respiratória aguda grave)”, lembrou Mitch, que foi categórico em relação ao vírus Zika.

“Isso não é algo em que nós estamos nos focando ou que nos deixa ansiosos. Não acho que nenhum de nossos atletas está realmente preocupado com isso. Francamente, acho que as medidas apropriadas estão sendo adotadas e vamos nos focar apenas no nosso evento que está chegando. Eu acho que se houvesse um perigo real nós teríamos ouvido não apenas da mídia, mas por declarações do nosso governo. E eles não nos disseram para ficar longe do Brasil de nenhuma maneira”, encerrou o canadense

Para os saltadores Chola Chanturia, da Geórgia; Kasper Lesiak, da Polônia; e para a atleta Taneka Kovchenko, da Austrália, o uso de repelentes é o suficiente para que eles se sintam seguros.

“Estou em Brasília há uma semana e ouvi dizer que as pessoas (no exterior) estão apavoradas por causa do vírus Zika. É necessário usar o spray contra os mosquitos, mas, fazendo isso, me sinto confortável aqui e não acho que haja motivos para se sentir apavorado”, disse Chanturia.

“Nós estamos aqui há uma semana, estamos usando sprays na nossa pele e isso é o suficiente. Não temos visto mosquitos a toda hora, eles não estão nos picando e então eu acho que estamos seguro aqui”, declarou Lesiak. “Minha experiência até agora sobre isso é que eu não tenho me sentido muito preocupada. Não tenho visto muitos mosquitos. Eu vim com as medidas certas de prevenção e acho que se isso for feito está ok”, afirmou Taneka Kovchenko.

Combate ao mosquito

O governo brasileiro promoverá, neste sábado (13.2), uma megaoperação de combate ao Aedes aegypti e de conscientização da população para a importância de eliminar os focos de procriação do mosquito em todos os estados da federação.

Cerca de 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas – 160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Aeronáutica – participarão da operação, que ocorrerá em 356 municípios e incluirá as capitais de todos os estados. A expectativa do governo é de visitar 3 milhões de residências em todo o país.

A presidente Dilma Rousseff acompanhará a operação no Rio de Janeiro e os ministros farão o mesmo em todos os estados. O ministro do Esporte, George Hilton, estará em Campo Grande (MS) neste sábado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114