Cuiabá | MT 25/04/2024
Esporte
Quarta, 20 de julho de 2016, 11h25

Encontro nacional discute políticas para Defesa Civil nos estados


Mato Grosso está participando das discussões nacionais para elaboração de políticas públicas para as Defesas Civis nos estados. O assunto é tema da X Reunião do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), que ocorre na cidade de São Paulo.

 

.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Abadio da Cunha, que acompanha o evento, diz que esse é o momento de traçar as diretrizes para os estados na área da Defesa Civil.

O Congespdec é pautado justamente em assuntos sobre a avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), como a articulação da implementação da política nacional da categoria. O evento começou na manhã de terça-feira (19.07) e deve encerrar nesta quarta-feira (20.07).

Outro objetivo do evento é promover e intensificar a aproximação das Defesas Civis com os órgãos das administrações estadual e federal pertinentes, visando à integração de esforços. Entre as ações pretendidas estão realizar o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, para o aprimoramento técnico-profissional e científico dos integrantes, bem como, promover estudos com pesquisas interdisciplinares nas áreas de prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

Abadio da Cunha revela que o encontro é o momento de elaborar novos direcionamentos para atender as necessidades de cada Estado. “Vamos buscar as formas eficazes e eficiente para ações que envolvam das defesas civis, e atender os anseios da sociedade para a manutenção da normalidade social”, destaca o coronel.

O primeiro dia do evento iniciou com palestras sobre: Eventos climáticos severos; Sistema de Predição de Deslizamento de Encosta; Novo Cenário do Brasil sobre Riscos e Desastres; O papel da entidade internacional Office Foreign Disaster Assistance - OFDA/USAID (Estados Unidos) nas gestões de desastres; Desastres Sazonais no Amazonas; Plataforma Androide e Mapeamento de áreas de risco; Sistema de tecnológico de monitoramento e controle de operações de segurança e Defesa Civil.

Esta quarta-feira (20) está reservada para a apresentação do Estatuto do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. Logo em seguida, será deliberada a eleição diretiva do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114