Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 16 de setembro de 2016, 12h24

Atleta pode conquistar medalha de ouro nos Jogos Escolares em João Pessoa


O apelido dele é ‘Boltinho’, em referência ao jamaicano Usain Bolt – considerado o maior velocista de todos os tempos. Só por aí dá para se ter uma ideia do talento do aluno da Escola Estadual 13 de Maio, na cidade de Sorriso, Eric Vitor, de 14 anos. Ele faz parte da delegação de Mato Grosso que irá para os Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, na próxima segunda-feira (19).

Vitor é um dos grandes talentos do esporte mato-grossense que promete abocanhar medalhas nas provas de atletismo do revezamento 4 por 75, 100 metros com barreiras e 75 metros livres.

Condições para isso ele tem de sobra, pois o garoto está em primeiro lugar no ranking nacional de atletismo (sub 16), com os melhores tempos nas provas de 75 e 100 metros. Além disso, Victor é o atual campeão brasileiro, em sua categoria, no revezamento 4 por 75 metros, pela equipe Asa de Sorriso.

O treinador Marcos Vieira aposta muito no talento de seu pupilo. Ele ressalta que além de grandes chances de conquistar medalhas de ouro, Vitor pode estabelecer marcas inéditas nos jogos escolares. “Nos treinamentos ele tem corrido um pouco abaixo do atual recorde dos 100 metros com barreiras. Esse é um bom indicativo de que ele pode superar a atual marca”, reforça o professor.

Vitor faz parte da Escolinha Municipal de Atletismo “Projeto Sementes de Ouro”, da prefeitura de Sorriso. A iniciativa, que começou nos anos 2000, tem revelado uma série de jovens atletas que estão despontando a nível nacional e mundial. Prova disso é a atleta Mirielli Estaili da Silva que conquistou a medalha de ouro no salto triplo no Mundial Escolar de Atletismo realizado na Turquia, no mês de julho.

Já Vitor foi descoberto aos nove anos de idade, pelo professor Marcos, durante um festival de atletismo realizado em Sorriso. “Vi aquele garoto correndo e logo percebi que ele tinha um grande talento para o esporte”, recorda.

O professor conversou com o garoto que se interessou em fazer atletismo. O próximo passo era convencer a família do talento de Vitor. Marcos conta que visitou por várias vezes os pais do atleta para explicar a importância de inserir o menino no projeto Sementes de Ouro. “Esse trabalho de convencimento da família é extremamente importante, pois os pais são peças fundamentais para o desenvolvimento do atleta”, destaca.

Com total apoio da família, o menino de nove anos se dedicou ao atletismo e hoje, aos 14, está entre os melhores atletas do país com até 16 anos. “Se ele continuar nesse ritmo, com certeza chegará às Olimpíadas”, aposta o professor Marcos.

No ano passado, a participação dele foi mais para pegar experiência, quando ficou em quinto lugar na competição. Neste ano, mais experiente, ele aprendeu com os erros e está muito confiante na conquista da medalha dourada. “Vou dar o meu máximo em busca desse título. Estou muito ansioso para o início da competição”, frisou Vitor.

Jogos Escolares

Disputam os jogos em João Pessoa estudantes da categoria B (de 12 a 14 anos). A competição será entre os dias 20 a 29 deste mês nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.

Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos. O programa educativo e cultural abrange diversas atividades com o objetivo de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114