Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quarta, 21 de setembro de 2016, 11h33

Presença de atletas olímpicos marca abertura dos Jogos Escolares


A presença de atletas olímpicos foi o grande destaque da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, que ocorreu na noite desta terça-feira (20), no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba.

Estudantes da delegação de Mato Grosso ficaram emocionados ao verem os ídolos de perto. A cerimônia também contou com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

O mestre de cerimônia do evento foi o medalhista olímpico de judô e apresentador da rede Globo, Flávio Canto, que foi recebido pelos estudantes com muitas palmas e gritos.

 

.

Canto destacou que os jogos reúnem estudantes de todos os Estados brasileiros. “E com o centro de convivência, o restaurante, já dá pra sentir um gostinho de como são os jogos Pan-Americanos e os jogos Olímpicos”, destacou o ele.

O ponto mais alto da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica com a participação dos atletas olímpicos: Sarah Menezes (Judô), José Marco (Vôlei de Praia), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Daniel Paiola (badminton), Láis Nunes (Luta Olímpica), Matheus Santana (natação) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo).

Sarah, campeã olímpica e também dos Jogos Escolares, deu início ao revezamento. A tocha foi passando de mãos em mãos até chegar a Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos de Atenas 2014.

Cordeiro é admirado no mundo do esporte pela desportividade que teve no Jogos de Atenas, quando foi atacado por um fanático religioso e perdeu a medalha de ouro. Mesmo assim, ele não desanimou, voltou para disputar e conquistou o bronze.

 

.

O atleta/estudante da delegação de Mato Grosso Eliebe Antônio,14 anos, contou que ficou emocionado ao ver a judoca Sarah Menezes conduzir a tocha. “Sou fã demais da Sarah e torci como nunca pra ela nos Jogos Olímpicos do Rio”, recorda o garoto do atletismo da cidade Barra do Garças

Para as meninas da ginástica rítmica de Mato Grosso, Gabriela, Vitória, Giulia e Gabrielle, o revezamento da tocha foi, sem dúvidas, o grande momento da cerimônia. “Ver aqueles campeões olímpicos foi muito emocionante. Deu uma motivação a mais de ser atleta, de um dia representar o Brasil nas Olimpíadas”, comentou uma das estudantes.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A noite de cerimônia contou com apresentação do grupo Folclórico do Sesc Paraíba, que tocou músicas da cultura local, como o xote e o forró, para performance de bailarinos vestidos de Lampião e Maria Bonita.

As autoridades também falaram. O primeiro a se pronunciar foi o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, que desejou uma semana especial para os alunos que irão competir. “Acreditem que aqui pode começar trajetória de vocês nos Jogos Olímpicos, pois muitos dos campeões olímpicos brasileiros passaram pelos jogos escolares”, enfatizou.

A vice-governadora da Paraíba, Ligia Feliciano, deu boas vindas aos estudantes e ressaltou a importância do evento. "Esses jogos são uma das ferramentas mais poderosas de inclusão social. E é por isso que o Estado da Paraíba recebe essa competição de braços abertos em João Pessoa”.

O último a falar foi o ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Ele destacou que o Brasil está vivendo um momento especial no esporte por conta da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.

Segundo ele, é o momento do esporte ser enxergado como uma política de primeira grandeza por autoridades de todos os níveis e esferas no Brasil. “Que o esporte, ao lado da Educação, possa ser essa ferramenta capaz de integrar e transformar a vida de milhares de famílias brasileiras”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114