Cuiabá | MT 25/04/2024
Esporte
Sábado, 24 de setembro de 2016, 19h09

Mato Grosso conquista 18 medalhas nas modalidades individuais


A delegação de Mato Grosso fechou sua participação nas modalidades individuais dos Jogos Escolares em João Pessoa com 18 medalhas. Esse é o maior número de medalhas do Estado (na categoria B), desde que os jogos começaram em 2005. As individuais terminaram nesta sexta-feira (23.09) e a partir do domingo (25) começa a segunda parte da competição com as modalidades coletivas de basquete, handebol, futsal e vôlei.

Das 17 medalhas, nove foram de ouro, quatro de prata e cinco foram de bronze. O carro chefe mais uma vez foi o atletismo, que conquistou 12 medalhas. Também houve quebra de recordes nas provas de 100 metros com barreiras (masculino) e salto em altura (feminino).

Muitos estudantes se destacaram e garantiram vaga na seleção estudantil brasileira, que vai representar o país no Sul Americano Escolar. Eric Vitor, o ‘Boltinho’ de Sorriso, vai ter boas história para contar quando voltar a sua cidade. Ele ganhou os 100 metros com barreiras (atletismo) e estabeleceu o novo recorde da competição. Além disso, Vitor também medalhou no revezamento 4x75 metros (prata) e nos 75 metros (bronze).

O estudante Jonas Neto, de Barra do Garças, conquistou a medalha de prata na prova ‘contra relógio’ do ciclismo. Essa conquista tem um sabor especial para o garoto, que sofria de obesidade. “Depois que comecei a praticar ciclismo perdi 20 quilos. Esse segundo lugar tem sabor de ouro pra mim”, destaca.

Já Lissandra Maysa, de Cuiabá, faturou três ouros no atletismo, nas provas dos 75 metros, salto em distância e revezamento 4x75. “Estava esperando ganhar pelo menos uma medalha de ouro, mas três eu não esperava. Estou muito feliz por que tudo que eu treinei eu consegui colocar em prática”, comemora.

Quem também ganhou ouro com direito a recorde foi Ariele Rodrigues, de Rondonópolis. Ela foi a grande campeão do salto em altura com a marca de 1,67 metros: o novo recorde da competição. “Nunca tinha atingido essa marca. Chorei demais com essa conquista”, disse.

Geisiane Souza, de Araputanga, também se superou para conquistar as medalhas de ouro no pentatlo e a prata no revezamento 4x75. Vence o pentatlo quem faz maior pontuação na somatória das provas de 800 metros, 80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e salto em distância. “A Geisiane foi muito guerreira, pois ela participou das provas dos 800 metros e do revezamento. Ela estava muito desgastada, mas mesmo assim deu tudo de si”, disse a estudante Ericlea dos Santos.

Avaliação

Na avaliação do chefe da delegação de Mato Grosso, Manoel Fonseca, houve um crescimento de desempenho significativo em relação aos jogos de Fortaleza, no ano passado.

Para ele, o grande resultado no atletismo se deve ao trabalho de cooperação dos técnicos, que procuram se unir, se capacitar e dedicar ao máximo aos atletas. “Hoje Mato Grosso é um seleiro de jovens atletas com plenas condições de representar o país a nível internacional”, ressalta

Ele também atribui o sucesso do atletismo ao trabalho desenvolvido pelo Presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo, Francisco Antônio da Silva, o ‘Chiquinho’. “Foi ele que teve a visão de promover essa unidade entre os professores da área. Foi ele que fez o pessoal entender que trabalhando junto os resultados aparecem”, enfatizou Fonseca.

O chefe de delegação também destacou que também houve crescimento na natação, judô e ciclismo. “No ano passado não tivemos medalhas nessas modalidades e nesse ano conseguimos uma prata no ciclismo, bronze no judô e na Natação. O trabalha é sempre gradativo, mas esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, concluiu.

Confira o quadro de medalhas das modalidades individuais:

Ouro
- Larissa Tywaki Pedroso de Souza, Escola Estadual 29 de Junho (Paranatinga). Luta Olímpica, categoria 27 a 62 kg feminina.
- Eric Vitor Campos da Silva, Escola Estadual 13 de Maio (Sorriso). Atletismo, 100 metros com barreias masculino, com novo recorde estudantil.
- Lissandra Maysa Campos, ICE (Cuiabá). Atletismo, salto em distância feminino.
- Lissandra Maysa Campos, ICE (Cuiabá). Atletismo, 75 metros feminino.
- Geisiane de Souza Costa, Escola Estadual João Sato (Araputanga). Atletismo, Pentatlo feminino.
- Rodrigo Vendramin Júnior, Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus (Rondonópolis). Atletismo, salto em altura masculino.
- Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues, Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos (Rondonópolis). Atletismo, salto em altura feminino.
- Lucas Pinho Leite, Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes (Barra do Garças). Atletismo, 1.000 metros masculino.
- Lissandra Maysa Campos (ICE/Cuiabá), Ericleia dos Santos Pereira (Escola Estadual José Domingos Fraga/Sorriso), Geovania Rosa da Silva Santana (ICE/Cuiabá), Geisiane de Souza Costa (Escola Estadual João Sato/Araputanga). Atletismo, Revezamento 4x75 metros feminino.


Prata
- Guilherme Barros de Arruda Porto, Colégio Isaac Newton (Cuiabá). Luta Olímpica, categoria leve masculina.
- Jonas Neto Costa Matos, Escola Estadual Francisco Dourado (Barra do Garças). Ciclismo, prova contra o relógio masculina.
- Ana Carolina Oliveira da Silva, Escola Municipal Castro Alves (Barra do Garças). Atletismo, 1.000 metros feminino.
- Brayan Bonifácil Alves da Silva (CMEB Helena Esteves/Barra do Garças), Eliabe Antônio Bernardo da Silva (Escola Estadual João Catarino de Souza/Barra do Bugres), Eric Vitor Campos da Silva (Escola Estadual 13 de maio/Sorriso), Matheus Marques Cardoso do Nascimento (Escola E. São José/Pontes e Lacerda). Atletismo, revezamento 4x75 metros masculino.

Bronze
- Eric Victor Campos da Silva, Escola Estadual 13 de Maio (Sorriso). Atletismo, 75 metros masculino.
- Davilson Santiago Oliveira da Silva, Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes (Barra do Garças). Atletismo, 1.000 metros masculino.
-Ana Midori Ninomiya, CEAC Positivo (Rondonópolis). Judô, categoria até 36 kg, feminina.
-Nicolas Matheus de Almeida, Colégio Mãe da Divina Providência (Primavera do Leste). Judô, categoria até 40 quilos masculina.
- Antonio Dresh Júnior, Colégio alternativo (Sinop). Natação, 100 metros peito masculino.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114