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Esporte
Terça, 27 de setembro de 2016, 10h12

Casa Brasil apresenta riquezas e potencialidades do País


Depois de passar pela África do Sul, Londres e Pequim, a Casa Brasil ganhou endereço em terras brasileiras. Com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, o espaço interativo ocupou o Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro, e apresentou aos mais de 558 mil visitantes parte das riquezas e potencialidades do País. O projeto interministerial contou com a colaboração dos Ministérios do Turismo, Cultura, Esporte, Saúde, Educação e da Casa Civil, assim como a Embratur e a Apex-Brasil.

Com programação diária, diversificada e gratuita, a Casa abriu suas portas de 4 de agosto a 18 de setembro. Nesse período, brasileiros e estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossa cultura, esporte, turismo e possibilidades de negócios. Além das atrações permanentes, foram realizados shows, ações de promoção à saúde, conferências internacionais, seminários e encontros empresariais.

Nos Jogos Rio 2016, a Casa Brasil trouxe um conceito inovador aos visitantes. Além de oferecer algumas experiências sensoriais, os eventos realizados no espaço apresentaram tecnologias audiovisuais de ponta. Com um projeto arquitetônico envolvente, o público foi convidado a fazer uma verdadeira viagem pelas diferentes regiões do País.

Eixos temáticos

Durante os 46 dias de atividade, o Brasil foi apresentado a partir de seis eixos temáticos: diversidade artística e cultural; promoção de destinos turísticos; excelência esportiva e legado olímpico; oportunidades de negócios e investimentos; políticas públicas de igualdade e inclusão; e sustentabilidade e meio ambiente.

Contemplando a diversidade cultural do País, o espaço ofereceu uma série de atividades envolvendo as mais variadas manifestações artísticas, como música, dança, teatro e cinema. Foram mais de 50 artistas e shows, 14 oficinas de samba (percussão e dança), 10 curtas-metragens, além de exposições e degustação de comidas típicas.

Entre os espaços cenográficos durante os Jogos, seis apresentavam elementos que remetiam à divulgação dos destinos nacionais, tais como a exposição sobre os 13 destinos considerados Patrimônio da Humanidade e a mostra "Um Tour Pelo Brasil", sobre o percurso da tocha olímpica em todas as regiões do País.

A Casa Brasil mostrou que um evento festivo pode ser também uma oportunidade para se tratar de negócios e de temas de relevância para a economia. No local foram realizados seminários, painéis, rodadas de negócios e lançamentos de estudos e guias sobre oportunidades de investimentos no País e no exterior.

Palco de um importante fórum para discussões relacionadas à temática ambiental, o espaço também trouxe à tona o conceito de sustentabilidade. Por lá, ocorreram os seminários Diálogos do Brasil Sustentável e Compartilhando Águas – a experiência de Paraíba do Sul, além da Feira de Biodiversidade e Povos do Brasil.

Acessibilidade

A inclusão social e a igualdade também foram temas bastante explorados na Casa Brasil. No quesito acessibilidade, a estrutura da casa foi toda pensada e preparada para receber pessoas com deficiência, que contavam com rampas, sinalização em braile e tradutores para a linguagem de libras.

O espaço Tecnologia Assistiva da Saúde trouxe um showroom de produtos voltados à funcionalidade e bem-estar da pessoa com deficiência. O objetivo era que o visitante tivesse contato com a prática esportiva e reabilitação. Já no espaço Experimentando Diferenças foi possível vivenciar emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas paralímpicos em algumas modalidades. 




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