Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quarta, 28 de setembro de 2016, 18h44

Brasil comemora legado imaterial após Jogos Rio 2016


Mais do que entrar para a história do mundo esportivo, sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é ter a oportunidade de contabilizar legados materiais e imateriais que marcam a vida de uma nação. Com o Brasil não foi diferente. Por aqui, tivemos mudanças em infraestrutura, economia, segurança, turismo e outras áreas importantes. Mas algumas consequências menos palpáveis e igualmente relevantes fizeram da Rio 2016 um evento único.

As trocas de experiência, as mudanças de percepções, os ganhos culturais, os recordes batidos, o “saber receber” e as oportunidades de transformar o Brasil por meio da prática esportiva foram alguns dos legados intangíveis dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A cada competição, o incentivo à prática de esportes por crianças e adolescentes que deverão ser motivadas pelas novas estruturas à disposição em todo o País. A cada medalha de um paratleta, a certeza de que o limite é não ter limites. A cada recorde alcançado, a comemoração de um povo que acredita que sempre podemos fazer mais.

Além de fomentar o turismo, os Jogos Rio 2016 foram responsáveis por estabelecer um intercâmbio cultural entre o Brasil e visitantes de várias partes do planeta. O ganho com a entrada dessa quantidade de estrangeiros e toda troca de experiências são imensuráveis. A política maior do turismo tem de ser a de receber bem. E no quesito hospitalidade, o Brasil foi campeão. Cerca de 90,5% dos turistas que estiveram por aqui disseram que têm intenção de voltar.

Inclusão

No Brasil, a Paralimpíada contribuirá nos avanços da inclusão social para as pessoas com deficiência. Segundo o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o principal legado é a mudança de percepção que a sociedade tem em relação às pessoas com deficiência. “Com os Jogos Paralímpicos, todos perceberam que no contexto do esporte o mais relevante é o que se pode fazer, não aquilo que não pode ser feito”, ressaltou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114