Cuiabá | MT 23/04/2024
Esporte
Sexta, 30 de setembro de 2016, 09h38

Mato Grosso garante mais um ouro no handebol dos Jogos Escolares em João Pessoa


A medalha de ouro conquistada pelos meninos do handebol da Escola Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde (a 140 km de Cuiabá), é fruto de um trabalho social. Os estudantes venceram, na tarde desta quinta-feira (29), o time do Rio de Janeiro por 27 a 18 e de quebra conquistaram o acesso para a primeira divisão da modalidade, no ano que vem. Também vieram medalhas no futsal e basquete masculino, que ganharam prata e bronze, respectivamente.

Campo Verde se tornou uma das grandes potencias do handebol em Mato Grosso, ao lado do município de Sorriso. Tudo isso tem explicação no trabalho de base que é desenvolvido na cidade há quatro anos. Atualmente, a prefeitura mantém cerca de 70 crianças, a maioria carente, praticando a modalidade. E foram esses meninos que garantiram o título brasileiro para o estado.

O auxiliar técnico da equipe, Leonardo Lorenzatto, espera que esse trabalho continue. “Pois só assim nos manteremos a nossa hegemonia em Mato Grosso e também no Brasil. Mas acima de tudo, esse projeto tem que continuar porque ele resgata muitas crianças em vulnerabilidade social, que hoje podiam estar no mundo das drogas”, ressaltou.

 

Foto por: Sael-MT
.

Em relação ao jogo, Lorenzatto disse que a equipe foi praticamente perfeita na defesa e, no ataque. O destaque foi o jogador Cristian, que fez a diferença no jogo ao marcar 11 gols para a equipe mato-grossense. “Ele foi o jogador que conseguiu furar o forte bloqueio do time carioca”, destacou o professor.

Para o craque de Campo Verde, que também é o capitão do time, ser campeão brasileiro é um sonho que se realiza. “Desde que eu comecei a praticar handebol eu sonhava conquistar os jogos escolares”, disse o menino de 14 anos, que dedicou a vitória para os pais de todos os jogadores. “Eu sei que eles estão em Mato Grosso, nervosos, esperando por notícias, e torcendo muito pela gente”, acrescentou.

Já o goleiro do time, José Ferreira de Oliveira, é o caçula da equipe com 12 anos de idade. Ele contou que a sensação de ser campeão brasileiro é muito boa. “A gente não esperava chegar tão longe. No estadual, que classificou a nossa equipe para o brasileiro, tivemos um jogo duríssimo contra Sorriso quando vencemos por uma bola. Então a nossa vitória é muito merecida por tudo que a equipe passou para chegar até aqui”.

 

.

Futsal e basquete

Mato Grosso também conquistou uma medalha de prata no futsal masculino terceira divisão com o Colégio Isaac Newton de Cuiabá. O time também garantiu o acesso para a segunda divisão do jogos escolares no ano que vem. Na final Mato Grosso perdeu para a Paraíba por 3x1, em uma partida muito equilibrada.

Para o treinador da equipe cuiabana, professor Marco Duarte, o 'Marquinhos', o vice- campeonato representa o ressurgimento do futsal de Cuiabá em Mato Grosso. “Os meninos estão de parabéns. Lutaram até o final para conquistar a medalha de ouro, mas o goleiro deles estava num dia inspirado e a bola teimou em não entrar. Agora é dar continuidade”, avaliou.

Já o basquete masculino segunda divisão, da Escola Estadual Antonio Grohs, de Água Boa, conquistou a medalha de bronze ao vencer o Colégio Santa Madalena Sofia, de Alagoas.

Resultado da manhã

Na parte da manhã, a Escola Dona Sabina Prati, de Campo Verde, também conquistou o ouro no handebol primeira divisão. O basquete feminino (segunda divisão) da Colégio Regina Pacis, de Sinop, ficou com a prata.

Com os resultados desta quinta-feira (29) Mato Grosso encerra a sua participação com cinco medalhas nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, sendo duas de ouro (handebol masculino e feminino), duas de prata (futsal masculino e basquete feminino), e uma de bronze (basquete masculino). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114