Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Sexta, 11 de novembro de 2016, 12h18

Atletas participam de dinâmica que incentiva o respeito às pessoas com deficiência


Umas das atividades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que têm chamado atenção dos atletas são as vivências em esportes paralímpicos. Muitas pessoas participam da dinâmica, que propõe a valorização e o respeito às pessoas com deficiência. O JUBs ocorre até o próximo domingo (13.11), em Cuiabá.

As vivências são realizadas no Bolevard dos atletas, que fica nas instalações do estádio Arena Pantanal. A ideia é que os jovens pratiquem as modalidades nas mesmas condições de um atleta paralímpico.

As estudantes da Faculdade Federal do Pará, Letícia Macambira e Brenda Cardoso, por exemplo, disputaram uma partida de tênis em cadeira de rodas. “Nossa, é muito difícil. Dá até agonia porque você quer levantar da cadeira para executar o movimento”, disse Letícia, que é jogadora de vôlei e acadêmica do curso de Fisioterapia.

Ela ressaltou que achou a experiência maravilhosa. “É a primeira vez que vejo isso no JUBs. É uma ação incrível que, a partir de agora, deveria acontecer em todas as edições dos jogos”, afirmou.

 

.

Já Brenda, estudante de História, destacou que ações como essas criam uma cultura de respeito às pessoas com deficiência. “Quando você pratica o esporte paralímpico e percebe o quanto é difícil, você se sente na pele do outro, tem a noção das dificuldades de acessibilidade que o deficiente passa no dia-a-dia. É uma experiência reveladora”.

Um dos coordenadores das vivências paralímpicas na Arena Pantanal, Lucas Raycik, disse que o espaço está bem movimentado. “A todo tempo os estudantes chegam para participar das vivências. Eles têm demonstrado muita curiosidade e sensibilidade em entender o esporte paralímpico”.

A iniciativa das vivências é da Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT). Neste ano, as atividades foram realizadas com estudantes de 12 a 17 anos de idade, nas 10 etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude.

A superintendência também firmou pareceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e trouxe para Mato Grosso especialistas no paradesporto, que realizaram palestras e cursos de capacitação para professores de Educação Física do estado.

Ainda m 2016, a superintendência levará uma delegação de estudantes de Mato Grosso para participar das Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 22 a 25 de novembro, na cidade de São Paulo (SP).

JUBs

As disputas das modalidades coletivas de futsal, handebol, basquete e vôlei começaram na terça-feira (08.11) e prosseguem até domingo (13.11), quando ocorrem as finais. Mais de quatro mil atletas, dos 26 estados (mais o Distrito Federal) participam do JUBs, que é o maior evento esportivo universitário da América Latina.

O JUBs existe há 75 anos. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Deporto Universitário (CBDU), Governo de Mato Grosso, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Confira os locais de competição:

- HANDEBOL - CENTRO DE EVENTOS PANTANAL

- HANDEBOL - SESC BALNEÁRIO (SÃO JOÃO DEL REY)

- FUTSAL - GINÁSIO DA UFMT

- FUTSAL - PALÁCIO DAS ARTES MARCIAIS (COMPLEXO ARENA PANTANAL)

- FUTSAL - COLÉGIO SÃO GONÇALO (CENTRO)

- VOLEIBOL - SESC PORTO ( BAIRRO PORTO)

- VOLEIBOL - DOM AQUINO (BAIRRO DOM AQUINO)

- VOLEIBOL - SEST SENAT ( AVENIDA FERNANDO CORREA)

- VOLEIBOL - AABB ( REGIÃO COXIPÓ)

- VOLEIBOL - E.E. PRESIDENTE MÉDICI (AVENIDA MATO GROSSO)

- BASQUETE - GINÁSIO AECIM TOCANTINS (COMPLEXO ARENA PANTANAL)

- BASQUETE - GINÁSIO VERDINHO (BAIRRO CPA)

- BASQUETE - IFMT (CENTRO)

- BASQUETE - IFMT (CENTRO) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114