Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quarta, 23 de novembro de 2016, 12h48

Inscrições abertas para estadual de xadrez em Cuiabá


A 1ª edição do Campeonato Estadual Absoluto de Xadrez de Mato Grosso está com o período de inscrições aberto até 25 de novembro via contato telefônico. O evento, chancelado pela Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), será realizado no próximo sábado e domingo, em 26 e 27 de novembro, com abertura às 08h30, no Colégio Coração de Jesus, em Cuiabá (MT). Com vagas limitadas em 64 atletas e com o total de R$ 2.000,00 em prêmios em dinheiro.

 

"O tabuleiro se transforma em um mundo de possibilidades e variações. Isso torna o xadrez uma guerra com a mente. Cada peça que se move abre muitas portas e você precisa encontrar qual a mais adequada para a situação. Uma partida nunca é igual a outra. Tem vezes que o adversário pensa estar com o confronto ganho em dois movimentos, mas é surpreendido com um xeque-mate em um lance', conta Shaiene Tainara de Oliveira, 16 anos, vice-campeã brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) de 2016.

 

O torneio funcionará com base nas regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), no sistema suíço de seis rodadas e no ritmo de jogo de uma hora mais acréscimos de dez segundos por movimento. E a classificação final será definida pela aplicação dos seguintes critérios de desempate: Buchholz Medianos, Buchholz Total, Maior número de vitórias, Sonneborn-Berger e Armagedom (partida extra de xadrez relâmpago no sistema de Morte Súbita (5'x4').

 

 

Foto por: Junior Martins
.

"O xadrez é um esporte que se vence com a cabeça e não com a força física, por isso fiquei tão atraída por ele e me tornei uma competidora. Me encanta a chance de se superar a dificuldade por meio da criatividade. Lá em minha casa todos jogam. Meu pai ensinou meus dois irmãos e eu. E nós nos reunimos igual fazem os fãs de futebol, mas em função do xadrez", diz Cristiane Francisca Castro Silva, 13 anos, membro de uma família de enxadristas.

 

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Cleiton Marino Santana, o último campeonato mato-grossense oficial de xadrez ocorreu em 1999, há mais de 15 anos atrás. Segundo ele, Mato Grosso tinha uma federação que coordenava o xadrez, mas que acabou desativada. E, desde essa época, o estado não teve instituição responsável pela modalidade. Até um novo grupo retornar motivado e com planos para alavancar o xadrez.

 

"Nós fizemos uma assembleia com a participação de jogadores, técnicos, árbitros, associações e representantes públicos interessados no desenvolvimento do esporte. Nessa assembleia foi decidido pela reativação da FMTX. Mudamos de estatuto social e empossamos um novo grupo de diretores. Agora anunciamos a primeira edição do estadual de xadrez. E mais está por vir, em dezembro já teremos outro para menores", diz Cleiton.

 

Serviço

 

O Campeonato Estadual Absoluto de Xadrez de Mato Grosso ocorrerá em 26 e 27 de novembro, no Colégio Coração de Jesus, que fica localizado na Rua Cmte. Costa, nº 1424, no bairro Centro Sul, em Cuiabá (esquina com Avenida Dom Bosco). Com premiações nas categorias Absoluto, Feminino, Sub18, Sub14 e Sub12 e informações sobre inscrições pelos telefones (65)9-8417-5009 (Aline Tanaka) e (65)9-8162-6069 (Alex Castro).

 

Diretoria

 

Presidente Cleiton Santana, vice-presidente Leonardo Stivanelli, diretor técnico Emerson Roberto Rosso, diretor chefe nacional Donizete Ribeiro Langner e diretor financeiro Pedro Gabriel Gomes Borges de Souza.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114