Cuiabá | MT 18/04/2024
Esporte
Quinta, 19 de janeiro de 2017, 12h24

Bolsa Atleta contemplará mais 1.071 esportistas de modalidades não olímpicas


Um total de 1.071 esportistas do País serão contemplados pela Bolsa Atleta em modalidades que não integram os programas olímpico e paralímpico.

A lista com 639 pessoas habilitados foi publicada em portaria do Ministério do Esporte, nesta quarta-feira(18), no Diário Oficial da União.

Os atletas contemplados serão subdivididos nas categorias Internacional e Nacional, com bolsas no valor de R$ 1.850,00 e R$ 925,00, respectivamente.

São apoiados na categoria Internacional atletas a partir de 14 anos que integraram a seleção nacional de sua modalidade, representando o Brasil em campeonatos ou jogos sul-americanos, pan-americanos ou mundiais, obtendo até a terceira colocação em competições referendadas pela confederação como principais eventos e que continuem treinando para futuras competições oficiais internacionais.

Já a Nacional patrocina atletas a partir de 14 anos que participaram do evento máximo da temporada nacional, sendo tais competições referendadas pela confederação como principais eventos ou que integrem o ranking nacional da modalidade, obtendo, em qualquer caso, até a terceira colocação e que continuem treinando para futuras competições oficiais nacionais.

Bolsa Atleta

Principal apoio federal aos atletas brasileiros, o programa Bolsa Atleta, criado em 2005, já concedeu cerca de 51 mil bolsas para 20,7 mil atletas de todo o País.

O impacto da Bolsa Atleta foi medido nos Jogos Rio 2016. Na Olimpíada, 77% dos 465 atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas. Das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros – a maior conquista da história – apenas o ouro do futebol masculino não contou com atletas bolsistas.

Já nos Jogos Paralímpicos, todas as medalhas brasileiras foram conquistadas por atletas que recebem o apoio financeiro do Ministério do Esporte. O Brasil teve a maior delegação da história, com 286 atletas, sendo 90,9% bolsistas.

Foram 72 medalhas conquistadas, em 13 esportes diferentes: 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, além de 99 finais disputadas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114