Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 23 de junho de 2017, 20h55

Confederação Brasileira de Estilingue comemora lei mato-grossense de apoio à modalidade


Foto: Vânia Neves
.

A Lei 10.551/17, sancionada no dia 19 de junho, foi motivo de comemoração para a Confederação Brasileira de Estilingue (CBE), com sede na cidade de Chapada dos Guimarães. A lei, de autoria do então deputado estadual Meraldo Sá, reconhece em Mato Grosso a prática do estilingue de dedeira, forquilha, bodoque e boleadeira como esporte e lazer, bem material e cultural.

O presidente da Confederação Brasileira de Estilingue, Alberto Alves Nascimento, mais conhecido como Betão Nascimento, falou sobre as conquistas alcançadas pelos praticantes do esporte.

“A antiga brincadeira de criança também era uma forma de sobrevivência, mas hoje vivemos outro momento, onde o estilingue passou a ser utilizado somente como prática esportiva. Desde 2013 lutamos pela regulamentação, apesar dos municípios de Poconé, Cuiabá, Campo Verde e Chapada dos Guimarães já terem leis municipais, queríamos mais, foram meses de estudo e elaboração do projeto, depois veio a busca no legislativo para que o Projeto de Lei fosse apresentado, e graças a atenção do deputado Meraldo Sá e do entendimento do Governo do Estado em reconhecer o esporte, a prática do estilingue agora é lei”, comemorou Betão.

Além da conquista da prática esportiva, Betão esclareceu alguns pontos com relação a regulamentação, ele ainda destacou a lei como um avanço.

“Vi muitas pessoas criticarem a lei, porém, muitas pessoas também comemoraram, já que o estilingue já faz parte da nossa cultura. A regulamentação é importante para as competições, onde a lei é bem clara, no que diz respeito a conservação da fauna, flora e todo o meio ambiente, utilizando o objeto apenas para modalidade esportiva. Em todo Brasil há cerca de 5.000 participantes da modalidade , e Mato Grosso avança com a lei”, explicou o presidente da CBE.

“Se aqui no Estado algumas pessoas rejeitaram a criação da lei, em países como Itália, países do MERCOSUL, Espanha e Índia receberam a notícia com festa, e com certeza utilizarão nosso projeto como referência”, ressaltou Betão.

Para o presidente que também é bi-campeão brasileiro, com o primeiro troféu conquistado na Espanha, o esporte está contribuindo também com a formação de crianças e adolescentes. Segundo ele, a prática esportiva tem atraído a atenção da crianças e familiares.

“Em Chapada dos Guimarães foi sancionado um decreto municipal para a participação do esporte em jogos escolares, em breve teremos a sede de treinamento para utilidade de todos atletas. Quero mais uma vez agradecer ao deputado Meraldo e ao Governo do Estado pela atenção, esta é uma oportunidade de resgatarmos nossa cultura de maneira consciente, contribuindo para que crianças, jovens e adolescentes tenham acesso ao esporte com segurança e responsabilidade com o meio ambiente”, afirmou o presidente da Confederação.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114