Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quarta, 02 de agosto de 2017, 13h04

1.191 estudantes atletas dos 19 campi participam do 4º JIFMT em Sorriso


1.191 estudantes atletas dos 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso participam do 4º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) que ocorre de 07 a 11 de agosto, na cidade de Sorriso. A abertura ocorrerá nesse domingo (06/08), a partir das 19 horas, no Ginásio Domingão, situado av. Natalino João Brescansin, Centro, Esquina com a Rua Mário Spinelli, no município de Sorriso (MT).

Os estudantes irão competir em 11 modalidades esportivas: Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. Os estudantes do IFMT que participam do evento têm suas despesas de hospedagem e alimentações custeadas por ajuda de custo ao discente para participarem dos Jogos.

A primeira edição do JIFMT ocorreu em Cáceres (2012), a segunda em Cuiabá (2014) e a terceira em Tangará da Serra (2016). Este ano, a competição realizada pelo IFMT acontece na Capital Nacional do Agronegócio e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso. Esta é a quarta edição dos Jogos e espera receber mais 1.300 participantes, entre estudantes e servidores, vindos de diversas partes do estado.

As equipes campeãs do JIFMT obterão classificação para a etapa regional dos Jogos do Instituto Federal etapa Centro-Oeste (JIFCO) que ocorrerá em Campo Grande (MS), no período de 06 a 10 de setembro de 2017. Posteriormente, os vencedores do IFMT no JIFCO participarão da etapa nacional que ocorrerá de 03 a 08 de outubro de 2017, em Poços de Caldas (MG), tendo como Instituto sede, o IFSULDEMINAS.

O Pró-Reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques, destacou que os JIFMT estimulam o esporte, a formação desses estudantes atletas como cidadãos, a integração entre os alunos dos 19 campi, bem como fortalecer a marca IFMT, na cidade sede dos JIFMT.

Para a realização do JIFMT em Sorriso, estão envolvidos cerca de 200 servidores de todos os campi e reitoria para acompanhamento, apoio e atendimento aos estudantes. A realização do evento só foi possível com a participação da comunidade acadêmica e da Direção Geral do Campus Sorriso.

O Diretor Geral do Campus Sorriso, Claudir Von Dentz, ressaltou que o campus possui seis anos de existência e é uma satisfação receber um evento desse porte. Ele salientou que a realização dos JIFMT no campus fez com que toda a comunidade acadêmica se envolvesse na organização e a expectativa para os jogos é muito grande.

"Os jogos não proporcionam apenas a competição, mas trabalham com a disciplina, a qualidade de vida, o entrosamento entre os estudantes e reforça a missão do IFMT que é 'Educar para a Vida e para o Trabalho'", disse o Diretor Geral do Campus Sorriso. Claudir acrescentou ainda que a realização dos JIFMT no Campus Sorriso e no município proporcionará uma maior visibilidade da instituição na região.

Sobre os JIFMT

Os JIFMT 2017 é uma promoção do Governo Federal, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), por meio da Pró reitoria de Extensão (PROEX), do Campus Sorriso, da Prefeitura Municipal de Sorriso e do coletivo de professores de Educação Física do Instituto Federal.

Os JIFMT 2017, alicerçados nas Políticas para o desporto da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia baseiam-se nos seguintes princípios:

- Da democracia: assegurando ao estudante acesso à prática esportiva, preconizado pelo Art. 217 da constituição Federal de 1988.

- Do conhecimento: Propiciando a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa.

- Da educação pelo desporto: Atuando de forma integral, considerando as habilidades e capacidades, os valores sócio-culturais, os aspectos afetivos e cognitivos dos educandos, zelando e colaborando para o cumprimento da missão institucional de educar para a vida e para o trabalho..

- Do respeito à cidadania: Estimulando o entendimento e aplicação das regras esportivas, o respeito aos competidores concorrentes e da valorização do trabalho em equipe, companheirismo e da solidariedade;

- Da humanização: Proporcionando ao estudante a vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças, provocado pelo lúdico esportivo e valorizando-o como sujeito de toda ação.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114