Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sábado, 25 de agosto de 2018, 12h01

Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais começa em Manaus; competição vai até dia 30


A cerimônia de abertura da Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018 aconteceu na tarde desta sexta-feira, 24, em Manaus, com a presença do ministro da Educação Rossieli Soares. “Eu entendo a importância que esses Jogos vão ter para a vida de cada um de vocês. O ensinamento e a partilha desses momentos com quem está do lado é que vocês vão levar para o resto da vida. Apreender a trabalhar com a vitória e com a derrota é um grande aprendizado e isso deve ser valorizado”, disse o ministro Rossieli Soares.

A Etapa Norte do JIFs 2018 vai de 24 a 30 de agosto. Promovido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e em parceria com os institutos federais de todo o país, os JIFs são uma tradicional competição esportiva que busca integrar estudantes e atletas dos institutos, proporcionando a troca de ideias e experiências.

O reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Antônio Venâncio Castelo Branco, destacou a importância dos jogos e a presença dos reitores dos demais Institutos Federais que participam da Etapa Norte dos JIFs. “Entendemos os Jogos [dos Institutos Federais] como um princípio bastante ativo da educação e por isso os fortalecemos em cada uma das instituições. Estamos aqui com todos os reitores para deixar claro a todos, professores, alunos e comunidade presente, a importância que damos a este evento”, salientou.

Desta etapa participam mais de 700 atletas dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que vão competir em 11 modalidades diferentes. Como novidade está a presença de alunos atletas portadores de necessidades específicas (PNE) em uma categoria especial dentro da competição. A inserção dos atletas portadores de necessidades específicas faz parte das políticas afirmativas de inclusão amplamente difundidas pelos institutos federais.

Os aspectos culturais da região também são levados em conta para a realização dos jogos. A cerimônia de abertura contou com diversas atrações culturais do Norte, como o Boi Bumbá Garanhão e apresentações de grupos folclóricos do Amazonas, além da banda da Polícia Militar do Estado.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114