Cuiabá | MT 23/04/2024
Esporte
Segunda, 11 de novembro de 2013, 13h30

Imprensa internacional marca presença nos XII Jogos Indígenas


XII Jogos dos Povos Indigenas XII Jogos dos Povos Indigenas
A imprensa internacional marca presença na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Entre os representantes da mídia internacional, há profissionais da France Presse, Rassat Documentários (França), Latin America Head Producer (Canadá), Reuters, Al Jazeera, Jornal La Libre Belgique, e jornal The Daily Telegraph, entre outros. Foram registrados aproximadamente 120 credenciamentos, com uma média de cinco credenciais por empresa de comunicação. Equipes da mídia nacional e regional dos principais veículos de comunicação brasileiros também estão presentes.

Os Jogos dos Povos Indígenas são realizados até o dia 16 de novembro. O encerramento vai contar com show da cantora baiana Margareth Menezes. No período da manhã, estão previstos cinco jogos de futebol por dia. As partidas começaram no sábado (08.11) e vão até a próxima quinta-feira (14.11). As 48 nações indígenas presentes disputam a pelada. As mulheres jogam no Estádio do Moinho e os homens nos mini-estádios do CPA I e CPA IV. Os jogos iniciam às 8h.

As competições como arco e flecha, corrida de toras, futebol de cabeça, entre outras, começam diariamente às 15h30. No mesmo horário também são realizados jogos tradicionais de demonstração como Xaka-akerem Akô e Yamurikumã (lutas).

Feira e encontro nacional

Em paralelo aos Jogos Indígenas, é realizado o I Encontro Nacional de Agentes de Leitura Indígena e a I Feira Nacional de Agricultura Tradicional. Nesta segunda-feira (11.11), por volta das 9h, começou o ciclo de debates, que discute temas como a literatura indígena com autores de obras como o escritor Carlos Tiago dos Santos. Ele também deve falar sobre a literatura como instrumento da preservação da memória indígena na terça-feira (12.11), às 8h30.

No dia 13 de novembro, às 8h30, será discutida a reorganização de bibliotecas da comunidade. No sábado (16), às 8h30, haverá a entrega da biblioteca rural Arca das Letras. O XII Jogos dos Povos Indígenas se encerra às 19h do dia 16. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114