Cuiabá | MT 20/04/2024
Esporte
Terça, 19 de novembro de 2013, 16h06

Cross fit auxilia treinamento físico de policiais do Bope


Técnica ampliada de atividade física, usada há cerca de 30 anos pelas forças especiais dos Estados Unidos da América (EUA), o ‘Cross fit’ é aplicado aos policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Segundo o empresário Wagner Ribeiro, precursor do ‘cross fit’ em Cuiabá, a técnica consiste na execução de atividades que trabalham todas as áreas física-musculares: condicionamento cardiorespiratório, força, flexibilidade, resistência muscular, agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e precisão. Os exercícios são aplicados de forma repetida e variam entre corrida, salto e levantamento de peso.

No último sábado (16-11), cerca de 40 policiais e atletas convidados participaram de uma competição promovida pelo Bope, em parceria com a acedemia WR. O circuito contou com cinco rounds, sendo 600 m de corrida, girada de pneu (com aproximadamente 30 kg), corrida de
mochila com areia (30 kg), salto de caixa (0,5m de altura), agachamento (com peso de 30 kg) e corrida de carrinho de mão (50 m).

Para o organizador do evento, capitão Hugo Reis, “o ‘cross fit’ é uma forma de implementar o treinamento dos policiais do Bope, e tem sido importante por propiciar a melhora do nosso condicionamento físico, já que lidamos frequentemente com ações que exigem bastante esforço físico ”.

Conforme o médico cardiologista da PM, major Leonardo Dotta, “a técnica é um importante meio de ampliar a capacidade cardiorespiratória, que acaba refletindo na melhora da habilidade e força física dos policiais”. O médico também lembrou sobre a importância de os policiais manterem a avaliação ergométrica em dia, “pois as atividades exigem muito esforço físico e a ausência desse cuidado pode gerar danos à saúde”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114