Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 16h59

Dilma lamenta episódio de racismo contra jogador do Cruzeiro no Peru


  A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta quinta-feira o episódio de racismo sofrido pelo jogador Tinga, do Cruzeiro, durante a derrota de 2 x 1 da equipe mineira para o Real Garcilaso, no Peru, pela Copa Libertadores.

Em sua conta no Twitter, a presidente disse que "estamos todos fechados com o Tinga" e lembrou que a Copa do Mundo deste ano, que será disputada no Brasil, terá o combate ao racismo como um de seus lemas.

"Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem (quarta-feira), no Peru", escreveu Dilma, lembrando que após a partida, Tinga disse que trocaria todos os títulos que conquistou em sua carreira por um mundo em que houvesse igualdade entre as raças.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também se manifestou contra o ato de racismo em seu Twitter. "Faço coro com @dilmabr ao condenar o episódio de racismo envolvendo Tinga. A Fifa é contra todo ato de discriminação", afirmou.

Em maio, a entidade que dirige o futebol mundial decidiu que evidências de racismo devem ser punidas com uma advertência, uma multa e/ou a realização da partida a portas fechadas para "um primeiro ou pequeno delito".

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou em seu site que "repudia toda e qualquer forma de preconceito dentro de fora de campo", e lembrou que outros brasileiros já foram vítimas de racismo.

"Neymar, Marcelo, Diego Maurício, Roberto Carlos, Hulk e outros já foram também alvo dessa prática que fere as mais elementares normas de civilidade", disse.

O jogador Tinga, de 36 anos e que entrou no decorrer da partida substituindo Ricardo Goulart, foi alvo de ofensas racistas da torcida peruana, que imitava sons de macaco cada vez que ele tocava na bola.

"Joguei alguns anos na Europa onde se fala muito de racismo e nunca aconteceu isso comigo. De repente, em um país tão próximo, tão parecido com a gente pela mistura, acontece uma coisa dessa", disse Tinga, segundo o site oficial do Cruzeiro.

A próxima partida dos atuais campeões brasileiros pela Libertadores está marcada para o dia 25 deste mês, em casa contra o Universidad de Chile.

(Reportagem de Eduardo Simões e Tatiana Ramil)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114