Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Quarta, 16 de julho de 2014, 07h59

Primavera do leste devera ter casa de apoio a saudê Indígena


O prefeito Érico Piana se reuniu na manhã de sexta-feira, 11/07, com a prefeita de General Carneiro, Magali Vilela, com o presidente da Câmara dos Vereadores Estaniel Pascoal, com o secretário de Saúde, Fabio Lago, juntamente com o coordenador do DSEI/XAVANTE – Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI/MS, Claudio Rodrigues e demais lideranças indígenas para tratar da construção da Casa de Apoio a Saúde dos povos indígenas – CASAI em Primavera do Leste.


CASAI é um estabelecimento de saúde, que presta atenção à saúde do índio em decorrência do apoio aos pacientes referenciados pelo DSEI para atendimento de média e alta complexidade na rede SUS.

Pelo projeto, a CASAI de Primavera do Leste também disponibilizará acomodações para os acompanhantes e assistência de enfermagem.

Embora o município não tenha nenhuma aldeia indígena em seu território, Primavera do Leste se tornou referência natural e estratégica no atendimento às etnias.

Em 2012 foram computados mais de 3.500 atendimentos de indígenas e cerca de 275 internações no município. As informações foram divulgadas ao participantes da reunião pelo secretario de Saúde do município Fabio Lago.

De acordo com levantamentos, a região possui aproximadamente 3.500 índios na aldeia Sangradouro e 800 índios em Paranatinga. Além do apoio aos pacientes, a casa poderá oferecer atividades como incentivo ao lazer e à produção artesanal para pacientes e acompanhantes e ações de educação, vigilância epidemiológica e ambiental.

As negociações avançaram para que a prefeitura doe uma área, de no mínimo 1.000 m2, o financiamento e construção da casa ficaria a cargo da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, que também manteria os serviços. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114