Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Sexta, 18 de julho de 2014, 09h09

Encontro do Programa HiperDia atendeu cerca de 40 pessoas no Canjica


Aproximadamente 40 pessoas participaram do encontro para hipertensos e diabéticos realizado pela unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Terra Nova.

Os encontros fazem parte do Programa HiperDia da saúde municipal e são realizados mensalmente com o objetivo de aproximar a comunidade da região com os serviços que são oferecidos, além de verificar como está a saúde dos pacientes.

O evento foi realizado na Escola Municipal Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica.

No encontro realizado na última semana, um dos objetivos também foi incentivar a criação do grupo de idosos da região.

A enfermeira responsável pelo PSF Terra Nova, Jane Simoni Borges de Mello, explicou que com a criação do grupo poderá buscar mais benefícios a eles como novos espaços de lazer.

"Este tipo de encontro já abriu as portas para outros eventos em parceria como Serviço Social do Comércio (Sesc), que nos ofereceu a área de lazer no Sesc, além de passar ensinamentos e informações sobre a coleta de lixo e de óleo que eles realizam e que é revertido em leite para instituições carentes", explicou.

Durante o encontro, é realizada a aferição de pressão arterial de quem está participando e também o exame de glicemia capilar.

"Neste evento que realizamos detectamos casos de pressão arterial alta e também de glicemia alterada, e já foi feito o agendamento de consulta para essas pessoas", ressaltou Jane Simoni.

Além dos exames, educadores físicos do Sesc realizaram palestras sobre a coleta seletiva de lixo e também da destinação correta do óleo de cozinha.

Foi servido lanche, como salada de frutas, e também houve sorteio de brindes, de informativos sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e também a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

A moradora do bairro Canjica e funcionária da escola municipal, Auzenita Ferreira dos Santos, de 49 anos, é paciente do PSF Terra Nova/Canjica e explicou que faz o controle da pressão arterial na unidade de saúde, mas que também acha muito bom quando eventos como esse são realizados.

"Traz mais informações para nós, e também é um incentivo para termos uma vida melhor. Muitos ficam doentes por falta de informação", afirmou.

O presidente do bairro Canjica, Moacir Domingos dos Santos, conhecido como Mumu, deu os parabéns à equipe do PSF pelo trabalho que vem sendo realizado.

"O PSF está de parabéns, tanto pelo atendimento que vem realizando, pela equipe que possui quanto por eventos como esse, que são muito importantes e que poderiam ser realizados mais vezes", concluiu.

Atualmente, Cuiabá possui 47.160 pacientes cadastrados na rede municipal de atenção básica de Saúde portadores de Diabetes e Hipertensão.

Os atendimentos, exames e distribuição de medicamentos são realizados nos Centros de Saúde e nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114