Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Segunda, 21 de julho de 2014, 22h39

Saúde de Carlinda prepara ações para o dia Mundial de luta contra Hepatites virais


O próximo dia 28 de julho é marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite. A data foi instituída desde 2010 e desde então, o Ministério da Saúde juntamente com as secretarias de saúde por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais vem desenvolvendo ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
As hepatites B e C são doenças silenciosas e que precisam ser combatidas. Para isso, será oferecido o teste gratuito, que é simples e rápido.

A secretaria de saúde de Carlinda irá realizar todas as quartas, no PSF São Camilo, a testagem de hepatite B, C, sífilis e HIV, das 7h30m às 11 horas.

A vacina contra a hepatite B é um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gestantes - Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho. Caso não tenha sido possível iniciar o esquema vacinal na unidade neonatal, recomenda-se a vacinação na primeira visita à unidade pública de saúde.

Populações mais vulneráveis - Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de portadores de hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas e caminhoneiros.

O Brasil tem como prioridade, até 2015, a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B e buscarem o diagnóstico precoce. O objetivo é atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os quase dois milhões de brasileiros que o Ministério da Saúde estima que estejam infectados pelos os vírus B e C. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114