Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 16 de agosto de 2014, 06h03

Hospital Júlio Müller amplia atendimento da Rede Cegonha


A adesão do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) à Rede Cegonha aconteceu em 2012, mediante o Convenio Assistencial nº 05/2012. A administração atual vem se empenhando em organizar, de forma humanizada e com qualidade, o atendimento à gestante, puérpera e ao recém-nascido dentro do preconizado na rede. Neste sentido, o plano operacional para implantação e controle de ações vem sendo discutido em reuniões semanais, com a participação de facilitadora e consultora do Ministério da Saúde.

Dentro do cronograma de atividades e ações está a definição do fluxo de atendimento da gestante no HUJM, da admissão à alta. “Nosso pré-natal será referência apenas para gestantes de alto risco, encaminhadas do nosso pronto atendimento obstétrico ou da rede.” O pré-natal de baixo risco deverá ser feito na rede de atenção básica, de acordo com a localidade de moradia da gestante. Para atendimento ao parto, além do atendimento à gestação de alto risco, de acordo com suas características assistenciais, o HUJM tem como missão, o atendimento ao parto de baixo risco em sua área de abrangência – o hospital é referência para a região Norte de Cuiabá.

Também está prevista a implantação do acolhimento e classificação de risco da gestante, para o qual foi feito treinamento de equipe. Essa ação já conta com cobertura de enfermagem diária e contínua. O acolhimento e classificação estão em funcionamento desde o dia 7 de julho, na antiga sala de infusão do ambulatório 1. Na sala de Acolhimento e Classificação de Risco de Gestantes será estruturada uma sala de apoio ao Pronto Atendimento em GO, com acomodações para as pacientes receberem medicamentos endovenosos, nebulizações e poderem ser observadas pela equipe de profissionais.

No espaço do antigo Pronto Atendimento Temporário funcionarão salas de pré-parto, parto e puerpério imediato. A gestante em trabalho de parto será admitida, recebendo, no mesmo local, assistência ao parto normal sendo levada para a enfermaria de obstetrícia após estabilização e aconchego de mãe/bebê/acompanhante. O início das atividades nesse local aguarda a entrada de novos funcionários ainda neste mês de agosto. Com a reforma da antiga “unidade transfusional” onde funcionarão definitivamente esses serviços - cujo projeto inicial já foi elaborado - o local temporariamente utilizado ficará liberado para o funcionamento do serviço de endoscopia.

Também a unidade de cuidados intermediários convencional e canguru já foi reformada e para entrar em funcionamento aguarda insumos e equipe de enfermagem. A Casa da Gestante deverá funcionar no antigo Ambulatório IV, que está em reforma. Nesta casa poderão ficar as gestantes em tratamento clínico e recém-nascidos que aguardam procedimentos, sob supervisão médica e de enfermagem, permitindo otimizar a utilização de leitos da área de internação hospitalar.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114