Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Segunda, 18 de agosto de 2014, 16h36

Mato Grosso e mais 12 estados começam a vacinar contra a hepatite A


Mato Grosso está entre os 13 estados com vacinação prevista para crianças de um ano completo até dois anos incompletos contra a hepatite A. Junto ao Amapá, Amazonas, a Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e o Tocantins a meta é imunizar 1,1 milhão de crianças em um ano.

O Ministério da Saúde incluiu, no fim de julho, a vacina no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde, porém, os estados têm autonomia para decidir quando começam a vacinar. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados receberam as vacinas, que inicialmente serão aplicadas em dose única, com monitoramento para identificar a necessidade de uma segunda dose.

A hepatite A normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A disseminação da doença costuma estar relacionada a condições de higiene, pois é ela é transmitida principalmente pelo contato com fezes contaminadas. Muitas veze,s esse contato se dá de forma indireta, pela água e por alimentos. O contato com pessoas contaminadas também pode causar a transmissão.

Saiba Mais - O Ministério da Saúde esclarece que a vacina contra a hepatite A é segura e, praticamente, isenta de reações adversas, mas como em qualquer outra vacina, pode causar alguns efeitos, como inchaço no local da aplicação e vermelhidão, ou outras reações generalizadas, como fraqueza, cansaço, febre e dores no corpo.

Cidades iniciaraão campanha em setembro 

A vacina contra a Hepatite A estará disponível na maior parte dos municípios do Estado de Mato Grosso desde ontem, segunda-feira (18.08), exceto nas regionais de Diamantino, Sinop, Peixoto de Azevedo e Alta Floresta. Nestas regiões a vacinação deve começar no dia 17 de setembro.

Este fato não acarretará qualquer problema para as crianças do Estado, visto que a vacina irá compor o calendário básico de vacinação. O Ministério da Saúde em portaria deixou a critério dos Estados a distribuição, bem como a definição de data para inicio da campanha.

A vacina contra a Hepatite A faz parte do Programa Nacional de Imunização em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, que tem como objetivo prevenir ocorrência dessa doença em crianças. Tem direito a vacina, somente crianças de 1 ano a 1 ano e onze meses e vinte nove dias.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114