Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 27 de agosto de 2014, 10h41

Especialistas debatem para evitar a desnutrição do paciente em tratamento de câncer


Simpósio debaterá a importância de se estabelecer o plano terapêutico após a definição do perfil nutricional de cada paciente como forma de amenizar o risco de desnutrição em grupos de alto risco, composto, principalmente, por pacientes submetidos a tratamentos tóxicos ou agressivas cirurgias. Evento abordará também temas como nutrigenética, alimentos funcionais, dieta neutropênica, ética no suporte nutricional ao paciente terminal e também mitos e verdades sobre alimentação e câncer. Inscrições disponíveis pelo site www.accamargo.org.br/evento-detalhe/simposio-nutricao/151

A desnutrição é a principal complicação nutricional nos pacientes com câncer, principalmente em se tratando de doença em estágio mais avançado, que exige medidas terapêuticas mais agressivas. Neste cenário, manter ou recuperar o estado nutricional de cada paciente é a missão diária de nutricionistas, nutrólogos e gastrônomos no ambiente hospitalar e, para tanto, são estabelecidos protocolos clínicos para triagem e acompanhamento destes pacientes em centros de referência em Oncologia. Estas experiências serão compartilhadas no I Simpósio de Nutrição em Oncologia, que acontece em 18 de outubro, em São Paulo.

Promovido pelo Serviço de Nutrição Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o Simpósio é voltado a nutricionistas, técnicos em Nutrição, médicos nutrólogos, gastrônomos e também aos estudantes de graduação e de pós-graduação na área de Nutrição e demais profissionais da área da saúde. As inscrições estão disponíveis pelo site www.accamargo.org.br/evento-detalhe/simposio-nutricao/151. "A população está envelhecendo, e. com isso, há uma maior incidência da doença e, por sua vez, até mesmo os hospitais gerais estão vendo a necessidade de criar ou estruturar seus serviços. Com isso, é fundamental que os profissionais de Nutrição busquem a formação em Oncologia para assim oferecer um suporte especializado, de alto nível, para o paciente", destaca a nutricionista e supervisora de Nutrição do A.C.Camargo, Mônica Macedo Lameza.

O suporte ao paciente oncológico começa na internação, oportunidade na qual, explica a especialista, ocorre a triagem nutricional. "Determina-se o plano terapêutico de cada paciente a partir do estado nutricional dele. Para tanto, levamos em conta o peso, para ver, por exemplo, se ele perdeu muito peso em um espaço curto de tempo, a altura e se há comorbidades como diabetes e hipertensão", detalha a nutricionista Mônica Lameza.

Esta triagem, acrescenta Mônica, é uma estratégia para definir se determinado paciente se insere em um grupo de risco nutricional. "Caso esteja inserido, adotamos uma dieta específica para este paciente, pois ele possui um perfil mais suscetível à desnutrição ao longo do tratamento. Um paciente bem nutrido acaba respondendo melhor ao tratamento cirúrgico, rádio ou quimioterápico", explica.

No A.C.Camargo, onde há mais de 20 mil internações de pacientes oncológicos por ano, uma equipe composta por residentes e aprimorandos de Nutrição liderados por dezenove nutricionistas titulares - a maioria delas com especialização em Oncologia – oferece suporte nutricional aos pacientes internados com três visitas técnicas ao leito por semana. Dentre as ações, a Nutrição aplica uma avaliação, validada juntamente com a Nutrologia, que observa, além de peso e altura para se estabelecer o IMC (um IMC abaixo de 19 é sinal de risco de desnutrição), outros critérios como se o paciente será tratado ou não com quimioterapia e se faz ou fará uso de alimentação enteral, por exemplo.

Tumores gastrointestinais e de Cabeça e Pescoço – Os pacientes com diagnóstico de câncer na região de Cabeça e Pescoço, assim como de câncer gastrointestinal, são os mais indicados ao suporte nutricional. No primeiro caso, a dificuldade de deglutição (ingestão dos alimentos) é um efeito colateral importante, principalmente em se tratando de doenças mais avançadas, que requerem um tratamento mais agressivo. Em câncer de laringe, por exemplo, é observado se a função da deglutição está apta a fazer o trânsito do alimento. São pacientes para os quais adota-se uma dieta liquidificada e mais pastosa. É uma dieta que garante que o paciente não aspire o alimento para o pulmão. "Além disso, adotamos estratégias focadas em aumentar a ingestão por parte do paciente, como dietas fracionadas que reúnem os nutrientes mais importantes", detalha Mônica Macedo Lameza.

Além de ser uma doença catabólica, ou seja, que consome as reservas nutricionais do paciente, o câncer está bastante associado com sintomas como náuseas, diarreia e vômito, efeitos estes que podem ser causados por quimioterapia e radioterapia, formas de tratamento com diferentes graus de toxidade. "Outros efeitos colaterais possíveis são constipação, mucosite, alteração no paladar, xerostomia (boca seca), além da alteração da absorção de nutrientes, dentre outros. Cabe a nós nutricionistas – dentro de um conceito multidisciplinar – oferecer a melhor qualidade de vida possível para o paciente por meio da dieta mais adequada", destaca.

Nutrigenética em câncer – A dieta equilibrada, principalmente quando inserida em um contexto mais amplo de vida saudável, é um importante agente contra o câncer. Estudos epidemiológicos, do tipo randomizado ou coorte (estudo observacional com indivíduos divididos em dois grupos: dieta equilibrada e desequilibrada) apontam que cerca de 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de fatores dietéticos, cuja importância da dieta como fator relevante no processo de carcinogênese foi atualizada com a publicação de "Alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer: Uma perspectiva global", documento publicado pelo World Cancer Research Fundation e o American Institute for Cancer Research (WCR/AICR), disponibilizado pelo INCA em português em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_atividade_prevencao_cancer.pdf.

Um dos temas mais aguardados do Simpósio, a nutrigenética estuda como o genoma de cada indivíduo interfere em sua resposta à dieta. Em linhas gerais, estuda-se como os nutrientes atuam sobre o DNA humano, alterando a expressão ou estrutura dos genes; variando entre os indivíduos – portanto – o risco para algumas doenças, dentre elas o câncer. "A nutrigenética ainda não está na prática clínica, mas muitas pesquisas estão fortalecendo esta associação entre dieta e câncer. Já conhecemos, de fato, as propriedades de muitos compostos e do quanto eles podem ser capazes de agir dentro de uma célula, podendo interferir em uma mutação ou agir em uma via de sinalização, impedindo assim o processo de carcinogênese", destaca Mônica Lameza.

Prevenção de câncer e a importância de se diversificar os alimentos inteligentes – Também conhecidos como funcionais, são alimentos que reconhecidamente auxiliam na prevenção do câncer. Dentre suas funções, além de proteger o sistema de reparo do DNA contra tumores, eles possuem funções nutricionais importantes, gerando efeitos benéficos à saúde como parte da dieta habitual. Entre os alimentos funcionais estão os flavonóides (encontrados, por exemplo, nas frutas vermelhas e chá verde), licopeno (tomate, molho de tomate, goiaba e melancia), betacaroteno (cenoura e abóbora), luteína e zeaxantina (espinafre e couve), vitamina C (frutas cítricas como laranja, acerola e abacaxi), isoflavonas (soja e feijão), alicina (alho) e ômega 3 (sardinha, atum, salmão, chia e linhaça).

Apesar de ter suas funções conhecidas, os alimentos inteligentes não devem ser consumidos em excesso. "Não será o simples fato de comer muito tomate, que é rico em licopeno, que impedirá, por exemplo, um homem de vir a desenvolver câncer de próstata. O válido é lembrar que o mais importante é diversificar, pois a alimentação saudável é aquela que contempla todos os alimentos inteligentes", destaca Mônica Lameza. Neste contexto, a nutricionista ressalta um caso no qual o consumo de alimentos ricos em vitaminas C e outros com função antioxidante não é recomendável. "Estudos demonstram que alimentos antioxidantes podem inibir a ação do tratamento radioterápico, impedindo a redução do tumor que a radiação proporcionaria, agindo como um antagonista", detalha.

Ao longo do evento, serão abordados mitos que circulam, principalmente, em sites não especializados e nas mídias sociais. Dentre os mitos mais recorrentes relacionados à alimentação anticâncer estão a graviola, chá de cogumelo, cartilagem de tubarão, folha de papaia e os populares polivitamínicos.

Dieta neutropênica – O Simpósio de Nutrição debaterá também o papel da dieta neutropênica, que é voltada aos pacientes com baixa imunidade, principalmente aos submetidos ao transplante de medula óssea. O papel do Serviço de Nutrição dos centros especializados é oferecer o mínimo de contaminantes na alimentação. "Em hipótese alguma nós ofereceremos alimentos crus ao paciente, pois, mesmo que bem lavados, eles podem ter uma grande carga bacteriana, que seria eliminada pelo sistema imunológico de um indivíduo sadio. O que é recomendado é cozer todas e frutas e verduras, sob processos de cocção e desinfecção", explica Mônica.

Gastronomia hospitalar – Também estará em pauta o tema gastronomia hospitalar. Trata-se de um serviço que oferece conforto, acolhimento e que, inclusive, remete às boas recordações do paciente, conforme explica Mônica Macedo. "Um paciente com dificuldade para se alimentar pode solicitar a presença de um chef que, ao lado da nutricionista, esboçará um prato personalizado (desde que adequado às condições clínicas do paciente), que remeta a um momento especial, afetivo, simbólico para o bem-estar do paciente", comenta a nutricionista.

Ética perante o paciente terminal – Por fim, o I Simpósio de Nutrição em Oncologia abordará também o papel ético da equipe multidisciplinar em relação a continuar ou não nutrindo um paciente fora de tratamento curativo e paliativo e a importância da família para a tomada de decisão junto à equipe clínica.

SERVIÇO
I Simpósio de Nutrição em Oncologia
Realização: A.C.Camargo Cancer Center
Data: 18 de outubro de 2014
Local: Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, A.C.Camargo
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo
Inscrições: www.accamargo.org.br/evento-detalhe/simposio-nutricao/151 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114