Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Terça, 23 de setembro de 2014, 08h04

Cuiabá participa de campanha nacional sobre marca-passo


 

No dia 23 de setembro acontece em mais de 30 cidades do Brasil, inclusive em Cuiabá a campanha inédita promovida por cardiologistas para tirar dúvidas da população sobre o implante cardiovascular conhecido como marca-passo.

 

Essa campanha que é de utilidade pública denominada o Dia do Portador de Marca-passo tem como objetivo distribuir cartilhas para pacientes que são portadores do marca-passo e passar informação e elucidar dúvidas da população em geral.

 

"Serão passadas informações referente às principais dúvidas: Se é verdade que causam interferências de celulares e outros aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética nesse implante cardiovascular e se é permitida a prática de atividade física", comenta o cardiologista Júlio César de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Mato Grosso(SBC/MT).

.Na campanha que em Cuiabá acontecerá nos shoppings Goiabeiras e Três Américas das 10h às 18h, haverá além de cartilhas, cardiologistas que estarão explicando em painéis ilustrativos, o que é o marca-passo, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências. Os cardiologistas pretendem também chamar a atenção da população para cobrar um melhor acesso dos pacientes a esse dispositivo e a consultas com cardiologistas no Sistema Único de Saúde.

 

"O Brasil tem mais de 300 mil portadores de marca-passo, com media de 40 mil implantados por ano, perdendo muito em número de implantes para países vizinhos. Enquanto aqui são implantados 199 marca-passos por milhão de habitantes, no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes", informa o cardiologista o cardiologista Gibran Roder Feguri membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em Mato Grosso (SBCCV/MT).

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114