Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 17 de outubro de 2014, 17h12

Estado sedia encontro sobre a Saúde da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais - Ceope, sedia Meeting sobre a Saúde da Pessoa com Deficiência. O objetivo é discutir o fortalecimento e incremento dos serviços da Rede de Atenção à Saúde para as pessoas com deficiência no estado de Mato Grosso, entre os dias 20 e 21 de outubro, no auditório do Conselho Regional de Odontologia.

Segundo o diretor do Ceope, Luiz Guilherme Ribeiro Carvalho, a proposta do Meeting surgiu com a necessidade de promover a aproximação entre os profissionais da saúde que atuam na abordagem de pacientes com deficiência, bem como no ensino, aprendizado e pesquisa voltados para assuntos desta área. “Vamos discutir os avanços e desafios para estruturação da rede de cuidados a saúde da pessoa com deficiência em Mato Grosso, buscando implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência em nosso estado. Tanto o Ceope como o Cridac já ofertam estes serviços”, disse ele.

Ainda na opinião de Luiz Carvalho, o objetivo final é a garantia dos direitos individuais das pessoas com deficiência, possibilitando a acessibilidade aos bens e serviços do Sistema Único de Saúde. No texto da Política Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência o propósito é promover, proteger e reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho humano, de modo a contribuir para o desfrute pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como, assegurar a saúde deste segmento populacional e prevenir agravos que determinem o aparecimento de deficiência e incapacidades”. Esse evento representará uma grande oportunidade para que se apresente a estrutura atual da assistência à pessoa com deficiência e os projetos que se pretendem implementar no âmbito de sua organização, como medidas de promoção da atenção integral à saúde da pessoa com deficiência no estado de Mato Grosso”, completou ele.

O público alvo são os gestores da saúde estaduais e municipais, médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, servidores públicos que fazem o atendimento da pessoa com deficiência. Os temas a serem abordados iniciarão com a Coordenação Geral do Ministério da Saúde que falará sobre a Política Nacional da Pessoa com Deficiência, a integração da Rede de Serviços do SUS, além de temas do estado de Mato Grosso sobre a Política Estadual, Serviços ofertados e Avanços e desafios para a estruturação da rede de cuidados a saúde da pessoa com deficiência em Mato Grosso.

Participam do evento, por parte do Ministério da Saúde Vera Lúcia Ferreira Mendes, coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência-Departamento de Ações Estratégicas em Saúde (Dapes) Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), e José Alfredo Pucca Junior, coordenador-geral da Saúde Bucal. O vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais (Abope), José Reynaldo Figueiredo, também está confirmado. Por Mato Grosso, participam diretores, servidores da SES ligados à Rede de Serviços do SUS, representados pelo Cridac e Ceope, Adauto Botelho, além da participação de representante das universidades.

O evento acontece entre os dias 20 e 21 de outubro, das 8 horas às 18h, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá-MT.

Mais informações pelo site da Saúde ou pelo telefone 9982-6620. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114