Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Segunda, 20 de outubro de 2014, 19h17

OMS admite falhas no combate ao ebola na África


Em documento interno, agência da ONU fala sobre falta de preparo dos funcionários e problemas provocados por burocracia do órgão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu nesta sexta-feira que cometeu erros nas tentativas para conter a epidemia de ebola que assola o Oeste da África, citando falhas como a incompetência de funcionários e a falta de informação. "Praticamente todos os envolvidos na resposta ao surto falharam em ver coisas óbvias", afirmou a organização, no rascunho de um documento interno obtido pela agência de notícias Associated Press.

A OMS reconheceu que, por vezes, até mesmo sua burocracia interna foi um problema no combate à doença. A entidade assinalou que os chefes dos escritórios nacionais da OMS na África são "indicações politicamente motivadas" do diretor regional para o continente, o angolano Luis Sambo, que não responde à comandante da agência em Gênova, Margaret Chan, natural de Hong Kong..

No documento, a agência ainda afirmou que considera "particularmente alarmante" que o chefe do seu escritório na Guiné tenha se recusado a ajudar uma equipe de especialistas em ebola a conseguir vistos para o país e que 500.000 dólares tenham sido bloqueados em obstáculos administrativos.

Em uma reunião de especialistas da entidade que atuam na epidemia, em junho, a líder da OMS, Chan, foi alertada sobre os problemas da organização na África. Bruce Aylward, normalmente responsável pela erradicação da poliomielite, enviou um e-mail para Chan alertando que alguns parceiros da agência acreditavam que a OMS estava "comprometendo em vez de ajudar" a resposta ao ebola.

Para Peter Piot, especialista que ajudou na descoberta do vírus ebola, nos anos 1970, a OMS foi lenta no combate à doença, principalmente por causa da organização regional na África. "Eles não fizeram nada. Aquele escritório não é realmente competente", diz. O médico questiona o porquê de a OMS levar cinco meses e esperar por 1 000 mortos antes de declarar o ebola como uma emergência de saúde internacional, em agosto. "Eu pedi para que declarassem um estado de emergência em julho".
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114