Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 29 de outubro de 2014, 12h57

Secretaria descarta ebola em paciente após tensão em posto de saúde de Porto Alegre


Senegalês está há dois dias na Capital e foi isolado para atendimento no local

A chegada de um senegalês na manhã desta terça-feira ao Centro de Saúde Santa Marta, na Rua Capitão Montanha, no centro de Porto Alegre, causou tensão entre os funcionários devido à suspeita de que ele estivesse com ebola. Por volta das 11h30min, o homem entrou no posto e, após cerca de uma hora, foi retirado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O nervosismo se espalhou entre os servidores porque a equipe da ambulância se protegia com máscaras.

Depois, a suspeita de ebola foi descartada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, os funcionários do Santa Marta relataram que o nervosismo se aprofundou por causa das más condições do local. Segundo uma servidora, há banheiros interditados, falta de máscaras e é preciso conviver com ratos e baratas. Ela questiona a capacidade de se enfrentar uma doença como o ebola na cidade:

— As gurias estavam apavoradas. A primeira coisa que imaginei foi que é um vírus que estamos sujeitos a pegar e não queremos levá-lo para casa e espalhar pelas nossas famílias. As chefias não estão nem aí porque não estão aqui dentro. Não temos capacidade nenhuma para combater uma epidemia — afirmou a funcionária, que pediu para não ser identificada.

O senegalês está há dois dias na Capital. A SMS desconhece o motivo da visita dele ao Brasil e não soube dizer para onde o paciente foi levado depois do atendimento no Santa Marta. A secretaria reforçou que o homem foi isolado no posto e se tomou todas as precauções para evitar qualquer possível contágio.

Sobre as reclamações dos funcionários, a SMS garante que a cidade está preparada para enfrentar a doença. Há ambulância do Samu específica para casos de ebola, roupas e equipamentos também próprios para atender pacientes e foram realizados três treinamentos com equipes de atendimento.

A SMS explicou que o caso foi descartado como sendo ebola porque Senegal está há mais de 21 dias sem registro da doença e o paciente não teve contato com outras pessoas suspeitas de estarem com o vírus. não teve contato com outras pessoas suspeitas de estarem com o vírus.

Zero Hora  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114