Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Terça, 11 de novembro de 2014, 15h12

Especialistas do Hospital Sepaco chamam a atenção no Dia Mundial do Diabetes


Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o Brasil possui cerca de 12 milhões de pacientes com diabetes. Para chamar a atenção da população, neste Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, especialistas do Hospital Sepaco explicam um pouco mais sobre o que é o diabetes, como identificá-lo e tratá-lo para que o número de pessoas acometidas pela doença.

Quando seu filho apresenta cansaço, aumento da frequência urinária, muita sede e perda de peso mesmo se alimentando bem, é importante procurar uma avaliação médica e realizar alguns exames para verificar se a criança está com diabetes, já que se trata de uma doença silenciosa.

Mas, o que é diabetes? E como é feito seu controle? As endócrinopediatras do Hospital Sepaco, Dra Denise Ludovico de Castro e Dra Vanessa Radonsky, explicam que a insulina produzida pelo pâncreas transforma o “açúcar” dos alimentos (carboidratos) em energia e, quando não há a produção de insulina ou essa é insuficiente, o “açúcar” fica em excesso na corrente sanguínea, o que caracteriza diabetes.

Segundo a pesquisa realizada pela International Diabetes Federation (IDF), no mundo, cerca de 200 crianças são afetadas diariamente pela doença. Para este público, o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é o mais comum. No entanto, tem ocorrido um aumento dos casos de diabetes tipo 2 (DM2) nessa faixa etária, devido ao aumento da incidência de obesidade na infância e na adolescência, o que “atrapalha” a ação da insulina.

Já o DM1, ocorre porque o próprio sistema de defesa da pessoa destrói as células do pâncreas que produzem insulina e, por isso, é necessária a aplicação da insulina. É fundamental manter um adequado controle da glicose no sangue a fim de que o paciente tenha uma boa qualidade de vida, sem complicações.

Independente do tipo de diabetes, o tratamento baseia-se em uma alimentação saudável e na prática de atividade física (incluindo as brincadeiras). Tratando-se de crianças e adolescentes, os pais têm papel indispensável nesse tratamento, participando de todo o processo.

Para as especialistas, o falta de tratamento do diabetes prolonga a hiperglicemia (nível de açúcar acima do normal), o que pode acarretar problemas mais sérios de saúde, tais como perda de visão, aumento do risco de doenças cardiovasculares, alterações renais e nos nervos. “Procure sempre um médico para tomar as decisões corretas”.

As médicas ainda ressaltam que a garotada com diabetes pode e deve levar uma vida normal e, se necessário, fazer o uso de medicação (insulinas). “A família e as pessoas mais próximas são a base para que isso ocorra de uma forma natural. Afinal é possível adaptar o diabetes a rotina da criança”, comentam as endócrinopediatras. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114