Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sábado, 22 de novembro de 2014, 12h12

Pais devem ficar atentos aos horários e orientações para vacinação deste sábado


Os pais que irão levar os filhos para vacinar hoje (22), quando será realizado o dia D da Campanha de Vacinação da Poliomielite e Sarampo, devem ficar atentos ao horário de funcionamento dos postos de saúde. As unidades estarão abertas às 8 horas e a vacinação será encerrada às 16h30. Haverá intervalo para o almoço das 11 às 13 horas.

Além da questão do horário, os pais não deverão esquecer a carteira de vacinação da criança. A vacina contra a Poliomielite será aplicada em crianças com idade de seis meses a cinco anos incompletos, e a vacina contra o Sarampo será para crianças com idade entre 1 e cinco anos incompletos.

A responsável técnica pela Imunização da Secretaria Municipal de Cuiabá, Cláudia Soares de Souza, explicou que no caso de crianças que estiverem passando por problemas de saúde que ocasionem vômitos, os pais devem aguardar o mal estar passar para levar o filho na vacinação. "Como a vacina contra a poliomielite é gotinha, se a criança estiver com quadro de vômito, pode expelir a vacina e assim perder a dose. Por isso pedimos que aguarde a criança melhorar. A vacinação será até o dia 29 de novembro", ressaltou.

Cláudia também faz um alerta aos pais em relação à recomendação feita pelo Ministério da Saúde, para crianças que possuem intolerância à lactose. "Todos os nossos funcionários estão orientados a questionarem aos pais se a criança possui intolerância à lactose, e em caso positivo, não deverão realizar a vacinação. Como esta é uma vacina de rotina e que poderá ser encontrada posteriormente nos postos de saúde, pedimos aos pais que retornem após a campanha para que a criança receba a vacina que não possui o componente que causa a alergia", explicou.

De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), o laboratório que fabricou a vacina, Serum Institute of India Ltd, é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há muitos anos, vacinas para vários países do mundo, inclusive o Brasil. Como medida para aumentar a segurança das vacinas utilizadas em nosso país, o MS testa cada lote antes de ser utilizado e, ao analisar a composição da vacina do produtor Serum, identificou a presença de lactoalbumina hidrolisada, produto que pode fazer parte de algumas vacinas. Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca.

A campanha, que teve início no dia 10 de novembro, se estenderá até o dia 29 de novembro (sábado). A meta é vacina 38.838 crianças contra a Poliomielite em Cuiabá e 33.943 indivíduos contra o Sarampo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114