Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Segunda, 24 de novembro de 2014, 20h19

Congresso de Neurocirurgia reúne especialistas em Cuiabá


Redação PlantãoNews

Contando com a participação de palestrantes nacionais e internacional na área da medicina, Cuiabá sediou nos dias 21 e 22 de novembro passado o 1º Congresso da Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso. Na ocasião profissionais médicos, enfermagem e técnicos tiveram a oportunidade de conhecer os avanços do setor e, através de estandes montados por empresas, os mais modernos equipamentos e acessórios de órteses e próteses cirúrgicos.

.

Promovido pela Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso nos auditórios do Slavieiro Hotel, os temas discorreram sobre as inovações tecnológicas e o acesso aos mais diferentes pontos do País, a exemplo de Mato Grosso, Rondônia e Acre.
 

Jurandir Barros, da Titaniun, segura um dispositivo para monotorização de nervos.


Entidade presidida pelo médico José Valter Braga, que atua há 30 anos na cidade de Rondonópolis (220 km de Cuiabá), dentre os pontos defendidos por ele é que o Sistema Único de Saúde (SUS) amplie o acesso à população sobre esta importante área da medicina.

Fatos como o crescente índice de acidentes provocados por motos também foram abordados como preocupação pelos participantes, diante do fácil acesso a tais meios de locomoção e os reflexos causados na área de saúde pública.
 

.

O evento foi aberto na sexta-feira (21) pelo presidente da Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso, médico José Valter Braga, seguido do médico Wilson Novais que tratou da “História da Neurocirurgia do Mato Grosso”. Os demais temas foram os seguintes:

Craniotomia Descompressiva – quando indicar e o que há de novo, dr. Rodrigo Faleiro (Belo Horizonte – MG), Tratamento Neurointensivo do Paciente com TCE Grave HIC - dr. Gilberto Paulo Pereira Franco (Cuiabá-MT) Doença Degenerativa Cervical, como e quando operar – Dr. Mário Taricco (São Paulo – SP) TRM Cervical – Como e quando operar. Dr. Ricardo Delfino – Belo Horizonte (MG) Doença Degenerativa Lombar – Como e quando operar. Dr. Mário Taricco (São Paulo –SP) No dia 22 de Novembro ocorreu abertura dos trabalhos às 8h00 com os seguintes temas: 

Hemorragia Subaracnoidiana Vasoespamo – o que fazer?  e Técnicas atuais de microcirurgia vascular intracraniana - dr. Rodrigo Faleiro (Belo Horizonte – MG) 
Aneurismas Cerebrais TTO Endovascular. Dr. Wilson Novais (Cuiabá – MT) 
Monitorização Neurofisiológica Intra-Operatória – Princípios Básicos e novos Avanços. dra. Jessie de Medeiros Navarro (São Paulo – SP).
Lesões Traumáticas de Plexo BraquialDr. Marconi Alves Rosa (Cuiabá – MT)
Doença de Parkiinson – Seleção dos pacientes e do alvo para TT0 com DBSdr. José Wesley Lemos dos Reis – Cuiabá – MT
Psicocirurgia Aspectos Éticos e Técnicos Dr. Jony Ramos (Cuiabá – MT)
DOR. Panorama atual do tratamento da dor com métodos ablativos dr. Tiago Freitas (Brasília – DF)
Tumores da Hipófise – Tratamento Neuroendoscópio Transefenoidal. dr. Luciano França (Cuiabá – MT)
Tumores da Base do Crânio. A realidade do tratamento cirúrgico. dr. Fernando Jacobsen (Belo Horizonte)
GBM – Aspectos Técnicos e quando reoperar. Dr. Oscar Luis Alves (Porto – Portugal)

.


Participaram da mesa os médicos Giovani Mendes Ferreira e Romero de Castro Vieira (Sorriso – MT). Foram realizadas discussões e ainda uma Assembleia da Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso. O presidente da SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), dr. Modesto Cerioni, falou sobre a classe sob o tema "Importância da agregação dos neurocirurgiões para o Desenvolvimento do seu trabalho".

MT Implantes apresenta seus produtos 
 
Ronaldo da MT Implantes.

Dentre outras empresas, a MT Implantes participou do evento como expositor. Atuando há um ano no mercado de Mato Grosso e Rondônia, a empresa representa a marca Medyssey na linha de implantes para cirurgia de coluna e crânio, com produtos importados dos Estados Unidos. 

.

 

.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114