Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 16 de dezembro de 2014, 20h13

Novo Hospital Regional abre as portas com nova unidade para criança


São 102 leitos, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico, unidade pediátrica de urgência e emergência com capacidade para atendimento de alta complexidade

Sinop, MT - O Hospital Regional de Sinop foi de fato inaugurado na noite desta segunda-feira (15.12) e abre as suas portas para atender a população do município e região, com capacidade para atender todos os procedimentos hospitalares, sendo a unidade infantil e UTIs de média e alta complexidades. O governador Silval Barbosa, ao lado do prefeito de Sinop, Juarez Costa, do presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, entregou o novo hospital, agora em uma gestão compartilhada entre estado e município.


São 102 leitos, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico, unidade pediátrica de urgência e emergência com capacidade para atendimento de alta complexidade, sem contar os modernos equipamentos que passam a servir diretamente a população da região norte mato-grossense.

Silval Barbosa, em sua fala, destacou os avanços das gestões das OSS nos hospitais de Rondonópolis e Cáceres. “Não tem como dimensionar os avanços que aconteceram nesses dois municípios, são ações positivas e muito significativas”, disse. Porém depois das auditorias que aconteceram no hospital de Sinop, de posse do relatório preliminar, diante das irregularidades, o governo decidiu pela intervenção. E em apenas 40 dias de gestão foi possível recuperar e entregar o hospital para a população.

Num rápido balanço, o governador lembrou os avanços na área de saúde, como a implantação de novos leitos no Pronto Socorro de Cuiabá, no Hospital do Câncer, Santa Casa de Cuiabá, a construção do Hospital Metropolitano, a unidades de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo e os 250 leitos do novo Hospital Universitário, que está sendo construído em parceria com a UFMT. Além disso, o governador lembrou a implantação dos cursos de medicinas em Rondonópolis, Sinop pela Federal, e outro em Cáceres pela Unemat.

“Hoje acontece verdadeiramente a inauguração do Hospital Regional de Sinop”, disse o prefeito Juarez Costa. Ele ressaltou a parceria do governo na ‘reconstrução’ do hospital e investiu na aquisição dos equipamentos, além dos recursos federais. Manoelito Rodrigues, servidor de carreira da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e interventor do Hospital disse que “a inauguração acontece com 100 por cento de investimento do Governo de Mato Grosso”.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Jr., afirma que o Hospital Regional de Sinop está pronto para servir a população da região. São 15 leitos de UTIs adulto, o centro cirúrgico com três salas e a nova unidade de urgência e emergência pediátrica, além da sala de imagens, com raio-X digital, ultrassonografia. Neste quesito, o secretário destaca que com o novo raio-X, o médico vai poder ter acesso às imagens em seu terminal de computador na sala de atendimento, pois estará interligado à rede de internet.

ENTRÂNCIA ESPECIAL

A Comarca de Sinop foi elevada da 3ª Entrância para Entrância Especial (último grau em Mato Grosso) em solenidade que aconteceu no Fórum com a presença do governador Silval Barbosa, que sancionou a Lei Complementar 549/2014. Sinop é a quarta cidade a elevar a esse grau. As demais são Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, após o descerramento da placa alusiva e da leitura do texto da lei, declarou instalada a Entrância Especial.
O governador, durante a solenidade, disse que se sente feliz ao ouvir de todos os que antecederam que a instalação era a realização de um sonho de muitos e muitos anos. “Dentro de nossas limitações, fizemos de tudo para contemplar o maior número de demandas, e aqui está a nova comarca”.

A elevação de comarca de uma entrância para outra obedece a vários pré-requisitos, como o número de processos.

O desembargador Perri destacou que atualmente em Sinop tramitam 53 mil processos, o mesmo número de quando Rondonópolis foi elevada a Entrância Especial.

O diretor do Fórum, juiz Clóvis Mário Teixeira de Melo, disse que “Sinop é parte significativa da história do poder judiciário de Mato Grosso” e agora os juízes da comarca passam a concorrer ao cargo de desembargador em igualdade de condições. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114