Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 19 de dezembro de 2014, 17h28

Menstruação precoce ou tardia pode aumentar risco de doenças do coração


Pesquisadores analisaram dados de 1,3 milhão de mulheres com idades entre 50 a 64 anos

As mulheres que tiveram seu primeiro ciclo menstrual antes dos 10 anos ou depois dos 17 anos podem correr um risco maior de desenvolver doenças cardíacas, derrame e complicações da hipertensão arterial, de acordo com uma nova pesquisa na revista científica Circulation, da American Heart Association.

Os pesquisadores analisaram dados de 1,3 milhão de mulheres com idades entre 50 a 64 anos e descobriram que aquelas que tiveram sua primeira menstruação aos 13 tinham um risco menor de desenvolver doenças do coração. O grupo que passou pela menarca antes dos 10 anos ou depois dos 17 teve 27% mais hospitalizações ou mortes ocasionadas por doenças do coração, 16% mais por derrame e 20% mais por pressão alta, do que o grupo que menstruou aos 13 anos.

Segundo Dexter Canoy, coautor do estudo e professor da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a obesidade infantil está diretamente relacionada ao ciclo menstrual precoce.

— Estratégias de saúde pública para combater a obesidade infantil podem, eventualmente, impedir a redução da idade média do primeiro ciclo menstrual, o que por sua vez pode diminuir o risco de doença cardíaca em desenvolvimento a longo prazo — afirmou Canoy. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114