Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Segunda, 19 de janeiro de 2015, 20h36

Pesquisadoras da USP discutem aplicação da biologia molecular na prática clínica


O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM/Ebserh), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, no período de 12 a 17 de janeiro, a visita da professora doutora Thelma Suely Okay, médica pediátrica, docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), atual coordenadora do Programa de Pós-graduação do Instituto de Medicina Tropical da USP. Participou também da visita a doutora em fisiopatologia experimental, Kelly Aparecida Kanunfre, atuante no Laboratório do Instituto de Medicina Tropical da USP.

Durante a visita, Thelma Okay e Kelly Danunfre finalizaram a implantação do Laboratório de Biologia Molecular do HUJM/Ebserh e ministraram treinamento aos profissionais que atuam na unidade. Na última quarta-feira (14), as pesquisadoras discutiram com a comunidade acadêmica do HUJM os resultados de suas principais pesquisas realizadas no Instituto de Medicina Tropical da USP, cuja temática central é a aplicação da biologia molecular na prática clínica.

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina (FM) da UFMT está concluindo o Programa de Pós-graduação em Pediatria (Dinter USP/UFMT), iniciado em 2011. Trata-se de uma iniciativa que prevê um processo de colaboração interinstitucional, no qual docentes de uma instituição receptora (Faculdade de Medicina da UFMT) participam em grupo do Programa de Pós-graduação da instituição promotora (Faculdade de Medicina da USP), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Tal iniciativa promove, de forma mais ágil, o processo formador, pois os docentes, agora alunos, recebem bolsa e apoio financeiro para as atividades do curso, inclusive ajuda para deslocamentos.

As disciplinas são oferecidas no local de origem dos docentes, e as teses versam sobre temas da realidade da infância e adolescência em Mato Grosso. O dinter em Pediatria contou com a participação de 15 docentes e técnicos administrativos da instituição, que já concluíram e defenderam as suas teses ao longo de 2014. Na sua fase atual, o programa continua suas atividades de colaboração entre as instituições participantes, na divulgação dos resultados obtidos através de publicação dos trabalhos e no apoio à consolidação das linhas de pesquisa instituídas com o tema das teses.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114