Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 03 de fevereiro de 2015, 09h38

Fiocruz aposta em jogos virtuais para comunicação em saúde


Instituto desenvolveu interação em ferramentas, como o jogo para comunicação em saúde, que aborda a vida de pessoas com Aids

Os jogos virtuais voltados para a área de saúde têm, cada vez mais, funcionado como um passatempo e uma ferramenta que permite influir no aprendizado e no cuidado da saúde por crianças e adolescentes.

O pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, Marcelo de Vasconcellos, coordena o projeto "Jogo digital para comunicação em saúde" voltado para jovens que aborda a vida de pessoas que convivem com a Aids.

O especialista explica que a ferramenta explora como os diversos personagens lidavam com a realidade da Aids. “Partimos de uma pesquisa que mostrava o descompasso entre os materiais oficiais de comunicação em saúde tratando da Aids e os jovens e adolescentes, que seriam alvo deste material. A pesquisa apontava a necessidade de se contextualizar o conteúdo de saúde para a realidade cotidiana do jovem, fugindo do formato clínico, tão comum nestes materiais”, analisa o pesquisador.

O projeto produziu um protótipo com o cenário principal do jogo (uma praça típica da Zona Norte do Rio de Janeiro) e alguns personagens. “Entretanto, jogos digitais tridimensionais como este demandam muito tempo e recursos para sua finalização, e embora o protótipo seja funcional, ainda há muito trabalho a se fazer. Nosso próximo passo é buscar investimentos para dar continuidade ao projeto”, acrescenta. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114