Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 19 de março de 2015, 10h01

Tuberculose: Data alusiva tem como objetivo maior alertar a população sobre a gravidade da doença


24 de março é o “Dia Mundial de Combate a Tuberculose”. A cada dia a tuberculose continua a avançar de forma devastadora principalmente nos segmentos mais vulneráveis da população, crescendo acentuadamente nas periferias, nos bolsões de pobreza, entre a população de rua, pessoas privadas de liberdade e pessoas vivendo com o HIV/AIDS sendo a co-infecção a primeira causa de óbitos em pessoas vivendo com HIV/Aids.

A Data alusiva tem como objetivo maior alertar a população sobre a gravidade da doença quando não tratada corretamente e da importância de se completar o tratamento, com isso evitando a morte. A falta de adesão ao tratamento por parte do indivíduo doente ou pela equipe de saúde acaba desencadeando o abandono de tratamento, contribuindo para a disseminação da doença e consequentemente a resistência aos medicamentos. Ou seja, a informação sobre a doença contribui para o diagnóstico mais precoce, quebrando a cadeia de transmissão levando a cura e diminuindo o risco de resistência.

Atualmente o Estado de Mato grosso está com uma incidência de 43,7/100.000hab.(1999 casos), uma cura de 66,0%, abandono de 9,3%, e óbito por tuberculose de 2,0% tendo Cuiabá como a 1ª capital em número de casos novos de Tuberculose com 837 casos.
Transmissão

A Tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar pequenas gotas onde ficam armazenados os micróbios. Dessa forma, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para os pulmões. Portanto, a doença não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo copo, pelos talheres, pela roupa.
A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo.

SINTOMAS
Enfatiza-se a divulgação dos principais sintomas da tuberculose para os indivíduos com tosse com ou sem expectoração (catarro) há mais de 3 semanas , emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, perda de apetite, suor à noite e que são os principais sintomas da tuberculose, a buscarem uma unidade de saúde para realização do exame de baciloscopia do escarro – oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para tanto solicitamos a sua parceria no sentido de divulgar
“Juntos pelo fim da Tuberculose”
Relacionamos algumas atividades que serão realizadas pelo município Cuiabá:

 

A partir do dia 09/03

Início das visitas técnicas para supervisão integrada das ações de controle da Tuberculose e Hanseníase nas Unidades de Saúde do município

17 a 20/03

Palestra na Penitenciária Central do Estado

21/03

Dia:(SÁBADO)

Horário: 08:30 hs às 12:00 hs

Local: Praça Alencastro. 

Mobilização da Tuberculose na praça Alencastro ,que irá promover ações educativas que proporcionam à população acesso à informações sobre os sintomas , diagnóstico e tratamento  da Tuberculose, entrega de panfletos, triagem: aferir Pressão Arterial , realização de Dextro e check list ( Busca ativa para Tuberculose), em casos suspeitos de TB, o indivíduo será  orientado à procurar a Unidade Básica de Saúde  em seu bairro. Essa ação tem como objetivo promover a prevenção e a promoção de saúde.

23/03

Blitz educativa nas unidades hospitalares, policlínicas, upa e penitenciárias.

24/03

Atualização sobre o manejo clinico da Tuberculose para a equipe de saúde.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114