Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Sexta, 27 de março de 2015, 11h37

CRM-MT suspende interdição ética de hospital em Barra do Bugres


 

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) decidiu pela desinterdição ética do Hospital Municipal "Roosevelt Figueiredo Lira", em Barra do Bugres. A medida vale a partir de hoje (27).

 

A interdição ética no estabelecimento iniciou no dia 23 de fevereiro e foi determinada devido a sérios problemas que comprometiam a saúde da população e o desempenho ético-profissional dos médicos.

 

Após uma nova fiscalização na unidade, realizada na última quarta-feira (25), a equipe do CRM-MT constatou que parte dos problemas foram sanados, como a aquisição de medicamento, reestruturação dos leitos da enfermaria, manutenção de equipamentos e adequação da escala de médicos plantonistas.

 

"Ainda há outros problemas a serem resolvidos. Contudo, a administração municipal se comprometeu a buscar soluções e evitar maiores prejuízos a população de Barra do Bugres", afirmou o presidente do CRM-MT, Gabriel Felsky dos Anjos.

 

INTERDIÇÃO ÉTICA - A interdição ética é uma suspensão da atividade profissional médica, de caráter provisório ou definitivo, a ser utilizada excepcionalmente para proteger a boa prática médica e o direito à saúde do cidadão.

 

Nas duas fiscalizações no Hospital de Barra do Bugres, realizadas em novembro de 2014 e janeiro deste ano, o Conselho encontrou pelo menos 15 irregularidades graves, entre elas salas sem condições físicas e sanitárias de funcionamento; excesso de leitos em espaço reduzido e inadequado; infiltrações nas paredes; banheiros com higiene precária; materiais e equipamentos em mal estado de conservação; e atraso no pagamento de salários. Os relatórios das fiscalizações foram encaminhados à Prefeitura de Barra do Bugres, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária de Estado de Saúde e Ministério Público.


Gabriel Felsky explica que interdição ética recomendada não significa fechamento da unidade. "Cabe ao gestor decidir ou não o fechando do hospital. Na interdição ética, os médicos ficam impedidos de dar expediente no local até a Secretaria de Saúde proporcionar as condições mínimas para que eles possam dar atendimento de saúde digno e seguro à população", afirmou.?
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114