Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quinta, 02 de abril de 2015, 18h13

Saúde esclarece processo de aquisição de medicamento para família de bebê


Foto: Daniele Danchura /SES-MT

Os pais do bebê Ricardo Curvo de Almeida, de nove meses, se reuniram na manhã desta quinta-feira (02.04) com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) para se inteirar de como está o processo de aquisição da medicação a base de Canabidiol, a ser utilizada no tratamento da criança.

Ricardo sofre da síndrome de Schinzel-giedion, que é rara e provoca má formação na criança, retardando o crescimento e provocando convulsões constantes, trazendo complicações neurológicas.

Os pais do bebê, Bruno Lima e Jéssica Curvo, foram atendidos pelos secretários adjuntos de Saúde, Arlan Azevedo, e de Gestão Estratégica da SES, Eloar Vicenzi, e pela coordenadora da Assessoria de Demandas Judiciais, Florence Lima Verde Arruda. Os dois secretários-adjuntos também são médicos pediatras.

Arlan Azevedo explicou ao casal que o medicamento solicitado ainda se encontra em fase de teste e por este motivo o processo torna-se ainda mais burocrático para a importação. “Mesmo assim, o Estado está fazendo tudo o que precisa ser feito para que o medicamento venha a ser adquirido. O que nós queremos esclarecer aqui é como está sendo feito o processo e pedir algumas informações para a família”, completou.

Já Eloar Vicenzi enfatizou a preocupação especificamente com a criança, em relação ao uso de um medicamente em fase de teste e principalmente na melhoria de qualidade de vida do bebê. “Estamos aqui não somente como secretários-adjuntos, mas também como médicos pediatras no atendimento dessa demanda de poder ajudar a família”, ressaltou.

Jéssica e Bruno explicaram como está sendo feito o acompanhamento do tratamento com a médica que fica no Rio de Janeiro. “Nós falamos com ela praticamente todos os dias por telefone e relatamos como está a situação do Ricardo e isso terá continuidade com o início do tratamento com o Canabidiol”, esclareceu Bruno.

A família também trocou informações com Florence Arruda sobre a tramitação do processo de compra do remédio e os documentos que são necessários para a aquisição e importação do medicamento, como a necessidade do Termo de Responsabilidade assinado pelo médico e pelo paciente ou responsável legal para o uso do Canabidiol. Florence enfatizou que o Estado em nenhum momento contestou a determinação judicial e que todos os trâmites necessários estão sendo cumpridos, dentro da legalidade.

Ao final da reunião, a família se prontificou em encaminhar o restante dos documentos que são necessários.

Para Jéssica, a reunião deixou mais claro quais serão os passos seguintes do processo de compra. “Serviu para esclarecer a parte burocrática do processo, por que a gente de fora tem uma visão geral, não sabe ao certo como funciona e fica ansiosa para que aconteça logo. Mas agora sabemos bem como funciona e que tudo está sendo feito”, completou.

Bruno colocou que a família já possui toda a documentação necessária e que irá encaminhar o mais rápido possível para a equipe da Secretaria para auxiliar no processo. “Tudo ficou bem mais esclarecido. Agora é torcer para que tudo dê certo”, concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114