Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 06 de abril de 2015, 15h21

Alerta sobre erros de medicação no Dia Munidial da Saúde


Há séculos o filósofo francês, Michel de Montaigne, já bem dizia: "É coisa preciosa a saúde, e a única, em verdade, que merece que em sua procura empreguemos não apenas o tempo, o suor, a pena, os bens, mas até a própria vida; tanto mais que sem ela a vida acaba por tornar-se penosa e injusta". Hoje, em meio a tantos avanços tecnológicos que propiciaram o desenvolvimento de novos tratamentos para diversas doenças, ainda há muito para evoluir quando o assunto é a gestão da saúde e as constantes perdas e desvios de medicamentos e insumos, que só atestam a necessidade iminente de investimentos em um sistema de logística hospitalar de qualidade.

No Brasil, ainda são poucas as pesquisas quantitativas sobre o assunto. Porém, estudos internacionais apontam que em média 39% dos erros na medicação ocorrem no processo de prescrição de medicamentos, 12% na transcrição, 11% no processo de dispensação e até 38% no momento da administração de medicamentos. "Em média, de cada dez remédios que os pacientes recebem em hospitais e clínicas, três são inadequados. Além disso, cerca de 1.000 medicamentos passam por recall todos os anos
no Brasil, tornando indispensável à gestão logística e o rigoroso controle de lotes, data de validade e até mesmo dos pacientes que
fizeram uso de um determinado produto, a fim de garantir a identificação de pessoas que foram expostas a insumos inadequados"
exemplifica o empresário e especialista em logística hospitalar, Domingos Fonseca.

Além de ajudar a evitar danos à saúde dos pacientes, a logística hospitalar também é grande aliada da saúde financeira das
instituições, já que o rígido controle de compra, armazenamento e uso de rastreamento previne a perda média de 30% de desperdícios dos estoques.

A logística também auxilia na diminuição do índice de obsolescência que hoje chega a 20%, o que pode levar a perdas de até 15% da margem financeira do hospital. Nos EUA, estima-se o gasto médio anual de US$ 76,6 bilhões com morbidade e mortalidade vinculados aos erros de medicação, além de um custo de aproximadamente US$ 4.700 por evento adverso de medicamento evitável.

A implementação de uma logística hospitalar de qualidade, com informatização de ponta, garante geração assertiva de relatórios
com indicadores que comprovam sua eficiência. "É o exemplo que podemos citar em uma das operações que dirigimos no Pará, onde reduzimos em quase 100% as perdas de materiais médicos e medicamentos, além de gerarmos ganhos financeiros e humanos com a redução do tempo de distribuição dos medicamentos (menos 50%), no consumo mensal (52%) e no estoque (17%)", relata Domingos, que preside a UniHealth Logística Hospitalar.

Tecnologia:

A separação dos medicamentos realizada através de equipamentos de automação é uma grande aliada, gerando aumento significativo da produtividade por ser um facilitador de tarefas, distribuidor automático das atividades entre os operadores e permitir o controle de todas as etapas dos processos. Desta forma, cada ação é realizada no menor tempo e com a maior qualidade possível, diminuindo o prazo para atendimento de requisições de reabastecimento, garantindo que o paciente esteja sempre assistido. A Saúde é o bem mais precioso de qualquer pessoa. Por isso, além de toda a economia percebida, deixar a logística nas mãos de uma empresa especializada permite a concentração de recursos e esforços dos gestores hospitalares na atividade-fim de suas instituições: atender o paciente.

Sobre o Especialista Domingos Fonseca

Nascido em Alqueidão (Portugal) e naturalizado brasileiro, Domingos Fonseca é administrador de empresas (PUC/SP), reconhecido empresário das áreas de transporte e logística e ex-Presidente da Associação Nacional do Transportes Rodoviário de Carga (NTC&Logística). Atual Presidente da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina.

Sobre a Unihealth Logística Hospitalar

Com mais de 30 anos de expertise de sua direção e quase 10 anos de atuação, a UNIHEALTH LOGÍSTICA HOSPITALAR realiza a gestão de mais de 100 hospitais e unidades de saúde, atende a mais de 10 mil leitos hospitalares e mais de 5 milhões de requisições por ano. 

A empresa, que emprega cerca de 500 colaboradores, mantém um centro de pesquisa e inovação tecnológica que recebeu em 2013 o Prêmio FINEP de inovação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114