Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Sexta, 10 de abril de 2015, 17h03

SES promove palestra sobre gestão hospitalar


Servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) participaram da palestra “Rede de Atenção Hospitalar”, ministrada pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) Wilson Pollara. O encontro, que aconteceu na manhã de sexta-feira (10.04) no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, teve o objetivo de discutir o fortalecimento da rede de atenção hospitalar no estado.

Na ocasião, o secretário adjunto de Saúde apresentou as redes de atendimento do Estado de São Paulo e o plano de reestruturação da atenção hospitalar regional aplicado pelo Governo do Estado. Explicou ainda o funcionamento do Programa Santa Casa SUStentável, em vigor desde 2014, que atua como um projeto específico de auxílio financeiro às Instituições Filantrópicas.

Segundo Pollara, os problemas enfrentados na área da saúde são muito parecidos, tanto em São Paulo quanto em Mato Grosso, e a troca de experiências possibilita chegar a um direcionamento de como melhorar a situação atual. “Eu percebi uma vontade política muito grande do secretário Marco Bertulio em resolver os problemas da saúde e um dos caminhos é buscar diálogo com outras instituições”, destacou Pollara que elogiou a iniciativa de promover o encontro. “Quem ganha com esse diálogo é a população”, concluiu.

O encontro, na fala do secretário estadual de Saúde, Marco Bertulio, serviu principalmente para discutir a reorganização da rede hospitalar do SUS em Mato Grosso, a partir do projeto utilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem expertise no assunto.
“Garantir o bom funcionamento dos serviços hospitalares é uma das prioridades da nossa gestão e essa troca de informações é fundamental para o avanço das ações. Os projetos são simples e objetivos, sendo possível a aplicação dentro da nossa realidade”, afirmou Bertulio.

Para o juiz responsável pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Emerson Cajango, o evento foi de extrema importância, principalmente para judicialização da saúde, que reduzirá com o funcionamento efetivo da rede hospitalar. “Se o cidadão procura a Justiça é porque algo não está funcionando e essa é a importância desse encontro, buscar soluções para os problemas. Espero que Mato Grosso siga essa experiência, bem sucedida, do Governo de São Paulo”.

Após a apresentação, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo discutiu com os presentes a importância do plano e os benefícios que ele traz no atendimento do SUS.

O evento também contou com a presença do promotor de justiça Alexandre Guedes, representando o Ministério Público do Estado; os secretários adjuntos da Secretaria de Estado de Saúde, Arlan de Azevedo e Eloar Vicenzi; os secretários de Saúde de Várzea Grande e de Sinop, Daoud Abdallah e Manoelito Rodrigues; e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (SISMA).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114