Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Segunda, 20 de abril de 2015, 16h30

Hospital Paulista destaca a importância da saúde auditiva


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 milhões de pessoas no mundo sofrem com perda auditiva e, só Brasil, já são 28 milhões. A estimativa é que este número geral aumente para mais de 1 bilhão no próximo ano, um fato alarmante, uma vez que cuidar da saúde dos ouvidos com visitas periódicas a um especialista, como medida preventiva, pode diminuir ou até evitar problemas futuros e possibilitar uma melhor qualidade de vida.

Neste Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, 25 de abril, o dr. José Ricardo Gurgel Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que a perda auditiva pode ser desencadeada por vários fatores. “Cada pessoa tem um grau de sensibilidade e a exposição prolongada, acima dos 75 decibéis recomendados pela OMS, pode desencadear diversos graus de surdez, classificada em leve, moderada, severa e profunda”, destaca.

É certo que vários ruídos já foram incorporados no dia a dia das pessoas, como o uso constante de fones de ouvido com o som muito alto, barulho de obras, trânsito, celulares, entre outros. O importante é entender o quanto isso prejudica a saúde auditiva e prestar atenção em alguns sintomas que podem estar associados, além de serem indícios de uma perda auditiva gradual - zumbido, ansiedade, alteração de humor, irritabilidade e hipertensão arterial. “O alerta serve para conscientizar as pessoas do perigo, já que pode vir a se tornar algo mais sério, como a surdez irreversível”, avalia o especialista.

A boa notícia é que existem soluções específicas para prevenir e tratar cada nível de perda auditiva. “Mas é fundamental buscar ajuda médica especializada periodicamente, pois só o otorrinolaringologista conseguirá avaliar se existe alguma deficiência ou complicação no nervo auditivo para um diagnóstico e tratamento mais adequado”, ressalta o dr. Testa.

 

Sobre o Hospital Paulista

Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Vila Mariana), possui 42 leitos, dois de UTI e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114